Contribuição do capital intelectual no compartilhamento do conhecimento em uma rede de ensino superior privada
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p105-113.145Palavras-chave:
Capital Intelectual. Capital Humano. Capital Estrutural. Capital Relacional. Compartilhamento do Conhecimento. Instituições de Ensino Superior.Resumo
Os desafios encontrados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na Economia do Conhecimento são diversos, principalmente no que se refere ao compartilhamento do conhecimento entre as pessoas. As IESs atuam essencialmente na criação e disseminação do conhecimento, em que de um lado os professores fazem o trabalho de criação e disseminação, e de outro os alunos absorvem o conhecimento e criam novos. Apesar disso, os desafios de gerir o conhecimento internamente são os mesmos de outras organizações. O artigo tem como objetivo analisar o compartilhamento do conhecimento para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada a partir das dimensões do Capital Intelectual, que abrangem o Capital Humano, Estrutural e Relacional. O procedimento metodológico envolveu a revisão de literatura, desenvolvimento da pesquisa e comprovação empírica. Na revisão da literatura, foram tratados aspectos relacionados à gestão do conhecimento, capital intelectual e IES. No desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado um questionário, o qual envolveu a participação de treze coordenadores de um campus localizado em uma das capitais da região Sul. Entre os resultados encontrados, tem-se que o capital intelectual contribui para o compartilhamento do conhecimento para a tomada de decisão na instituição, principalmente no que se refere ao capital estrutural. Os coordenadores destacaram que acessam o Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC) e o Sistema de Informações Acadêmicas (SIA). Dessa forma, é possível dizer que o Capital Intelectual e os instrumentos da gestão empresarial podem contribuir para a gestão do conhecimento e o compartilhamento de conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.