Diagnóstico da capacitação organizacional para o trabalho em equipe

Autores

  • Patricia de Sá Freire UNESC
  • Roseli Jenoveva Neto UFSC
  • Gilberto Montibeller Filho
  • Fernando José Spanhol

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p42-51.138

Palavras-chave:

Diagnóstico Organizacional. Aprendizagem Organizacional. Construção do Conhecimento.

Resumo

A pesquisa visou diagnosticar o estágio de capacitação para aprendizagem de uma empresa brasileira do setor de comunicação. Para tanto, o estudo buscou apoio nas teorias de autores clássicos e contemporâneos, como Vygotsky (2005) e a construção social da aprendizagem e, Nonaka e Takeuchi (1997) e a construção do conhecimento. Definiram-se variáveis de análise a partir das técnicas para a “empresa que aprende” de Senge (2006). Realizou-se pesquisa descritiva predominantemente qualitativa mediante entrevista e análise documental, e quantitativa, utilizando-se questionários com os funcionários para obtenção de dados primários. Concluiu-se que o grupo tem construído valor na disciplina Domínio Pessoal ao incentivar e apoiar os estudos e o crescimento individual; contudo, para se capacitar ao enfrentamento da globalização, precisa-se dar mais atenção à comunicação interna e aos trabalhos colaborativos. Com isso, constrói-se coerência entre as estratégias e as ações, o que, por sua vez, também contribuirá para eliminar os bloqueios existentes no grupo para desenvolver as outras disciplinas essenciais. Este estudo, além do diagnóstico da capacitação organizacional para a aprendizagem, destaca uma contribuição metodológica com seu questionário e o gráfico Radar, que facilita o entendimento do diagnóstico e a discussão de soluções para dificuldades diagnosticadas.

 

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Biografia do Autor

Patricia de Sá Freire, UNESC

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). É professora da UNESC para as disciplinas:Administração de Pessoas, Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar, Desenvolvimento e Inovação e, Gestão da Informação e Conhecimento. É membro do IGMEP-Instituto de Gestão de Mudanças Estratégicas e Pessoas. Tem mais de 50 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos e capítulos de livros. Ganhou o primeiro lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico do Programa de Pós Graduação EGC/UFSC em 2009 e o primeiro prêmio para a área de gestão do conhecimento em 2010. Por dois anos seguidos 2011 e 2012 foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em gestão do conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM/RJ(1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). O foco de seus estudos, pesquisas, ensino e consultorias tem sido a interação, integração, interconexão e interdependência de pessoas, grupos, organizações e empresas para a criação do "novo". Assim, tem dialogado com os seguintes temas: quebra de paradigmas e visões multiparadigmáticas; administração de marketing e inteligência competitiva; gestão de e para a inovação; governança corporativa em empresas familiares e de dono; capital intelectual e seus ativos intangíveis;planejamento estratégico; integração de ativos intangíveis em fusões e aquisições, desenvolvimento organizacional para a inovação e promoção do tripé para a inovação (estado-universidade-empresa). Para as Universidades, especificamente, o foco tem sido a metodologia de pesquisa interdisciplinar e a otimização do processo de produções científicas de qualidade.

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Publicado

2013-10-26

Edição

Seção

Artigos