Práticas de gestão do conhecimento em comércio eletrônico do segmento de vestuário e acessórios
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-16.1278Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Comércio eletrônico. Micro, Pequenas e Médias Empresas.Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi identificar as práticas de gestão do conhecimento em micro, pequenas e médias empresas de comércio eletrônico do setor do vestuário e acessórios na cidade de Maringá-PR. O estudo é de natureza exploratória e de caráter descritivo, a ocorrência das práticas de gestão do conhecimento foi analisada através da utilização de questionário traduzido e adaptado da tese da vietnamita Nguyen (2011). Dentro do universo pesquisado houve uma participação de vinte e nove pessoas jurídicas tendo o perfil de micro, pequenas e médias empresas, de um total de trinta e uma organizações do setor do vestuário e acessórios em atividade no município pesquisado. Como principais resultados, identificaram-se práticas da gestão do conhecimento que, mesmo sendo utilizada em um estágio inicial, foram consideradas como essenciais para a sustentabilidade das empresas frente ao mercado competitivo global no qual estão inseridas. Os dados coletados também permitiram observar que as seguintes etapas do ciclo da GC de Bukowitz e Williams se fazem presente nas empresas participantes da pesquisa: a primeira etapa (de obter e utilizar o conhecimento); a segunda etapa (aprenda); a terceira etapa (contribua); a quinta etapa (construa e mantenha). Todas essas etapas apresentaram um nível de presença forte.
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