Treinamento e Desenvolvimento sob a ótica dos gestores: um estudo de cado no ramo alimentício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-14.1194

Palavras-chave:

Treinamento. Desenvolvimento. Educação Corporativa. Capital Humano.

Resumo

Diante de um cenário econômico competitivo, as organizações utilizam-se de técnicas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) para ampliar o desempenho de pessoas, desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos que visem aumentar a satisfação do seu capital humano, preparando-os para os desafios e mudanças que possam ocorrer no ambiente social e laboral. O presente artigo buscou identificar possibilidades de melhorias no T&D em uma organização do ramo alimentício a partir da percepção de seus gestores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em uma empresa do ramo alimentício da cidade de Alta Floresta (Mato Grosso). O instrumento para coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada com gestores da área de Recursos Humanos (RH), além de documentos disponibilizados pela empresa. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo com categorização temática. Como resultado identificou-se a necessidade de investimentos na capacitação dos gestores de RH, líderes e principalmente, aos colaboradores da base industrial. Quanto ao desenvolvimento de lideranças, percebeu-se a necessidade de trabalhar práticas de comunicação entre líder e liderados, visando a melhoria das relações de trabalho. Considera-se, portanto, a importância de se pensar em ações de T&D de forma integrada com a Educação Corporativa, com o propósito de possibilitar aos colaboradores o seu desenvolvimento, além de, atender as necessidades estratégicas e operacionais da organização.

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Biografia do Autor

Evelin Panis Gil, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) Campus Alta Floresta

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) Campus Alta Floresta 

Lenoir Hoeckesfeld, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) Campus Alta Floresta

Administrador e Especialista em Marketing pela Celer Faculdades (2015), Mestre em Administração pela Unisul (2017) e Doutorando em Administração pela Univali. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Alta Floresta.

Luiz Henrique da Silva, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Possui graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), especialização em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal Catarinense (2019), especialização em Controle da Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Nove de Julho (2019). Atualmente é Mestrando em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Christiane Mendes Drozdek Pereira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutoranda em Administração, Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Administração pela Universidade Vale do Itajaí. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Atualmente é Professora de Ensino Superior na UniSociesc.

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Publicado

2020-05-22

Edição

Seção

Artigos