Relação entre a conversão do conhecimento e o desempenho tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-17.1159

Palavras-chave:

Conhecimento. Desempenho. Instituições de Ensino. Pesquisador.

Resumo

O conhecimento é considerado um dos mais importantes recursos intangíveis nas atuais organizações empresariais. A finalidade de atender às necessidades da sociedade por meio da produção tecnológica só se concretiza a partir da geração do conhecimento. O presente estudo teve como objetivo identificar a relação entre os modos de conversão do conhecimento e o desempenho tecnológico dos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. A pesquisa foi exploratória e descritiva. Operacionalizou-se por meio de um levantamento do tipo survey, com uma amostra formada por 430 professores, pertencentes ao quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) das IES do Sul do país. Com as análises realizadas, verificou-se que as dimensões Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, que compõem o construto modos de conversão do conhecimento, explicam 79% do desempenho tecnológico das instituições estudadas. Foi possível afirmar, portanto, que modos de conversão do conhecimento impactam positiva e significativamente o desempenho tecnológico destas instituições.

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Biografia do Autor

Marta Elisete Ventura da Motta, Universidade Caxias do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Caxias do Sul

Maria Emilia Camargo, Universidade Caxias do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Caxias do Sul

Mariane Camargo Priesnitz, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe

Marina Bezerra da Silva, Universidade Federal de Sergipe Instituto Federal do Piauí

Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe

Professora do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí

Suzana Leitão Russo, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe

Jonas Pedro Fabris, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2020-10-23

Edição

Seção

Artigos