Modelo de negócios em plataforma digital para comercialização de flores no Brasil

Autores

  • Milton Hummel Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adilson Aderito da Silva UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-17.1158

Palavras-chave:

Plataforma Digital. Inovação. Mercado B2B. Plantas Ornamentais. Cooperativismo.

Resumo

O conceito de plataforma digital desponta como um dos grandes eixos de inovação nos últimos anos e tem sido desenvolvido e implantado em diversos segmentos da economia, tanto por startups quanto por grandes empresas. Neste trabalho apresenta-se um relato sobre a criação e a implantação de uma plataforma digital em uma Cooperativa do Brasil destinada à comercialização de flores e plantas ornamentais no segmento B2B. O relato está embasado na metodologia Business Problem Solving que engloba o entendimento do problema/oportunidade, o diagnóstico, a proposta de solução, o plano de ações e a intervenção sobre a realidade investigada. Com o diagnóstico desse segmento foi possível reconhecer os potenciais ganhos com o novo modelo de negócios, com destaque para as transações com contrato de mercado futuro, transações presentes com menores níveis de perdas, menores custos de transação aos cooperados e maior comodidade aos compradores. Por seu ineditismo, a implantação da plataforma é uma inovação no setor e tem criado um efeito de rede positivo e crescente, elevado o faturamento, a rentabilidade e gerado diferenciais competitivos para todos os participantes. O estudo aponta ainda oportunidades para estender e aplicar o novo modelo em outros segmentos de produtos perecíveis do mercado agrícola de médio porte, como é o caso da Cooperativa Estudada.

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Biografia do Autor

Milton Hummel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

É Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM),  Engenheiro Agronômico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e atua no varejo de flores e plantas ornamentais

Adilson Aderito da Silva, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019) possui Doutorado em Administração de Empresas (2009) e Mestrado em História da Educação, Arte e Cultura (2000) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Matemática pela Fundação Santo André (1993). Compõe o Núcleo Permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento de Negócios e o Núcleo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Empresariais (UPM). Atualmente, é decano do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, Governança de Negócios, Custos de Transação, Ambiente Organizacional, Alianças Estratégicas Contratuais, Cadeias de Fornecimento e processamento de dados, Modelagem de Equações Estruturais e técnicas estatísticas multivariadas

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Publicado

2020-04-28

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Artigos