Gestão do Conhecimento no setor da saúde: mapeamento de ativos de conhecimento com o CommonKADS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-17.1071

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Organização de saúde. CommonKADS. Engenharia do conhecimento. Estudo de caso

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender como os ativos de conhecimento estão inseridos no processo de atendimento ao paciente em uma organização do setor da saúde. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma organização de saúde, em que os dados foram coletados por meio de observação e entrevista. A metodologia CommonKADS foi utilizada para analisar e organizar os resultados. Os resultados evidenciaram que dos seis ativos de conhecimento identificados, o ativo de conhecimento referente ao grupo de estudos não está na forma, lugar, tempo e qualidade corretos. Isto influencia diretamente no processo de criação do conhecimento, que fica prejudicado, uma vez que apenas a socialização acontece de forma adequada. Assim, para este caso sugeriu-se a utilização de agentes computacionais para que todas as etapas de criação do conhecimento possam acontecer, sendo que a viabilidade desta proposta foi demonstrada no estudo. Ademais, os resultados demonstraram que a cultura organizacional, orientada pelo líder, favorece o compartilhamento do conhecimento na organização estudada, bem como a prestação de um atendimento de qualidade aos pacientes. Nossos resultados contribuem com a visão da firma baseada em conhecimento, com pesquisas empíricas relacionadas à Gestão do Conhecimento em organizações de saúde de países emergentes e exemplifica a aplicação do CommonKADS. Futuras pesquisas podem analisar empresas de outros setores intensivos em conhecimento, utilizando métodos que permitam entender aspectos dinâmicos da criação do conhecimento nas organizações.

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Biografia do Autor

Mariângela Poleza, Universidade Federal de Santa Catarina

Sou doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do laboratório de pesquisa Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS/UFSC). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) e graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade SENAC Florianópolis (2013).

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Publicado

2020-01-01

Edição

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Artigos