Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Navus é um periódico científico de publicação contínua, de acesso livre, em formato eletrônico, publicada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina, Senac/SC/Brasil, dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes das áreas da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Tem como objetivos:
a) difundir a produção científica de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do exterior;
b) apresentar eventualmente ensaios teóricos, reunindo a contribuição de especialistas nas suas respectivas áreas.
A Navus recebe contribuições de artigos científicos originais, provenientes de autores brasileiros e estrangeiros e resenhas críticas. Os trabalhos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, que poderão fazer parte das seguintes categorias:
- artigo: apresenta temas ou abordagens científicas originais (relatos de pesquisa, estudos de caso, aplicação de métodos, técnicas e processos de trabalho), contribuindo para ampliar e disseminar o conhecimento; ou ensaios teóricos (com análise e discussão de novas ideias de gestão).
Artigos de revisão de literatura, revisão bibliométrica ou estado da arte NÃO são aceitos; - resenha: apreciação e análise crítica de obras recém-lançadas.
Dedicada às áreas da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, a revista aceita colaborações no campo da gestão aliada à tecnologia, com espectro amplo de subdomínios do conhecimento em:
- Gestão organizacional e estratégica;
- Gestão de pessoas;
- Gestão da produção e logística;
- Gestão da qualidade;
- Gestão financeira e contábil;
- Gestão comercial e marketing;
- Gestão da informação e do conhecimento;
- Gestão do desenvolvimento sustentável;
- Gestão do turismo;
- Gestão educacional.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos enviados à revista Navus devem ser inéditos.
Os avaliadores e autores devem observar que não serão aceitos textos previamente publicados em outras fontes secundárias (como revistas ou livros). Considerando que eventos científicos são fontes primárias de informação, a revista aceita trabalhos provenientes destas fontes, desde que o texto não seja réplica do original.
Plágio, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação, não são permitidos. A Navus utiliza software de detecção de semelhanças e adota ações para combater o plágio e a má conduta ética de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
A primeira avaliação do manuscrito é realizada pelo editor. O objetivo é verificar se a temática está alinhada ao escopo da revista e se está em consonância com as diretrizes aos autores. Esse procedimento inicial é rápido e evita que os autores esperem desnecessariamente pelo parecer.
Posteriormente, os manuscritos aprovados nesta fase inicial, são apreciados por meio da avaliação dupla cega pelos pares, que podem ser membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc, dentro de suas especialidades, residentes no Brasil e exterior. Havendo divergências de pareceres, o texto é enviado para avaliação de um terceiro parecerista.
Para o processo de avaliação a Navus disponibiliza formulário próprio aos pareceristas.
Baseado nos pareceres dos revisores, o editor decide sobre a publicação do manuscrito. O resultado dos pareceres é comunicado aos autores por e-mail com a garantia de anonimato dos avaliadores.
A lista dos avaliadores no expediente de cada edição contempla aqueles que emitiram pareceres durante o trimestre anterior. Este processo garante que avaliadores que deram parecer em um trimestre tenham seus nomes publicados na edição do trimestre seguinte, independentemente dos artigos por eles avaliados terem sido publicados, rejeitados ou estarem em fila aguardando outras avaliações.
Por este motivo, cada vez que o editor recebe o parecer de um avaliador, este recebe um certificado de que participou da avaliação da edição seguinte.
A média de tempo entre a submissão e a primeira resposta é de 12 semanas.
A Equipe Editorial reserva-se ao direito de:
- solicitar alterações aos autores nos textos submetidos, quando se fizer necessária alguma correção ou modificação de ordem temática e/ou formal; e
- proceder alterações de ordem formal, normas da ABNT ou APA, ortográfica, gramatical, e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados.
- encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica nas áreas da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo para possíveis publicações de suas produções intelectuais na revista Navus. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT ou APA, ortográfica, gramatical e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nesta situação, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.
Os textos não aceitos para publicação na revista Navus, arquivados pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estão liberados para submissão em outros periódicos.
Periodicidade
A Revista Navus adota o sistema de publicação contínua.
Histórico da periodicidade e data da publicação:
Periodicidade |
De |
Até |
Data de publicação |
Publicação contínua |
v. 10 |
Atual |
Após avaliação e diagramação do artigo |
Trimestral |
v. 7, n. 3 |
v. 9, n. 4 |
1º dia do primeiro mês do trimestre |
Trimestral |
v. 5, n. 1 |
v. 7, n. 2 |
Até o 15º dia do primeiro mês do trimestre |
Semestral |
v. 1, n. 1 |
v. 4, n. 2 |
Até o 15º dia do primeiro mês do semestre |
Política de Acesso Livre
A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior intercâmbio global e a democratização do conhecimento.
Missão
A Navus - Revista de Gestão e Tecnologia tem como missão fomentar e disseminar a pesquisa e a produção de conhecimento em gestão organizacional aliada à tecnologia, promovendo a integração da comunidade científica catarinense às comunidades científicas brasileiras e mundiais na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.
Significado do nome
Navus, aquele que navega no universo do conhecimento, significado recuperado pelo Senac/SC do adjetivo latino que pode ser entendido como diligente, zeloso, assíduo e ativo.
O uso do termo passou por transformações como navare, návitas, navita e nauta, todos do latim, e os termos gregos naving, kibernetiké (apto para ser piloto) e cibernética que deram origem, após a fusão destas duas culturas, a palavra “cibernauta”.
Estas transformações nos levam a compreender, definir e utilizar o termo navus num contexto de gestão, governança, autonomia e tecnologia, reforçando o foco da revista em gestão organizacional aliada à tecnologia.
Indexação
BASES DE DADOS
Web of Science
Scientific Periodicals Electronic Library - SPELL
Red Iberomericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER
Portais e Diretórios de Periódicos
Diretório de Acesso Aberto das Revistas Cientificas Brasileiras - DIADORIM
Directory of Open Access Journal - DOAJ
Directory of Research Journal Indexing - DRJI
Portal de Periódicos de Livre Acesso LivRe!
Índices
Emerging Sources Citation Index - Thomson Reuters
Catálogos
Histórico do periódico
A Navus - Revista de Gestão e Tecnologia foi criada pelo Senac/SC para fomentar e disseminar a pesquisa e a produção de conhecimento em gestão organizacional aliada à tecnologia nas suas Faculdades e na comunidade científica em geral.
A primeira edição foi publicada em setembro de 2011 em meio eletrônico, com acesso aberto aos trabalhos publicados e com periodicidade semestral.
Em outubro de 2011, a Navus recebeu seu Número Padrão Internacional para Publicação Seriada - ISSN 2237-4558.
A partir do segundo semestre de 2014, passou a receber artigos normalizados pela American Psychological Association (APA), ficando livre a escolha do autor para publicação conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou APA.
A partir de 2015, a NAVUS passou sua periodicidade para trimestral.
Em 2017, iniciamos a atribuição do Digital Object Identifier (DOI) para os artigos publicados e gradativamente a todos os artigos das edições anteriores.
A partir de 2020, como uma forma de auxiliar com o processo da comunicação científica, a Navus passa a adotar o sistema de publicação contínua, ou seja, os artigos aprovados, assim que diagramados, já são publicados, sem a necessidade de fechamento de um fascículo.