Qualidade de Vida no Trabalho no setor hoteleiro da cidade de Foz do Iguaçu
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p58-71.575Palavras-chave:
Qualidade de Vida no Trabalho. Recursos humanos. Satisfação dos colaboradores.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar como está a qualidade de vida no trabalho dentro do ramo da hotelaria na cidade de Foz do Iguaçu, PR. A cidade de Foz do Iguaçu, por estar localizada em uma região de tríplice fronteira, tem sua economia baseada e dependente do Turismo. Por esse motivo esse trabalho justifica-se, pois são esses hotéis que são responsáveis pela satisfação e a imagem que o turista leva da cidade. Foi realizada pesquisa quantitativa onde a técnica de coleta de dados foi questionário para hotéis de categorias Superior e Luxo, segundo a pesquisa da prefeitura Municipal, contabilizando 45 estabelecimentos pesquisados. Como resultados, pode-se observar que os hotéis implementam ações de Qualidade de Vida no Trabalho, mas, em sua maioria, implementam o que é obrigatório por lei, ou que não envolva investimentos financeiros. O trabalho foi baseado na teoria de Walton de QVT, sendo analisado quais fatores estabelecidos na teoria são colocados em prática pelas redes hoteleiras. Na análise realizada, o fator de Integração Social na Empresa foi aquele identificado como os hotéis que mais implementam ações de QVT, assim como o fator Relevância Social da Vida no Trabalho foi o identificado com menos ações implementadas pelos hotéis pesquisados. Nesse setor, há muito a ser melhorado, várias ações de Qualidade de Vida no Trabalho que já deveriam estar implementadas, não foram efetivadas, faltando consciência de que um colaborador satisfeito em seu local de trabalho realiza seu trabalho de forma satisfatória.
Downloads
Referências
BOM SUCESSO, E. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
CASTELLI, G. Administração hoteleira. 9. ed. Caxias do Sul: Educs, 2003.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004a.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004b.
FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011.
GIL, A.C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
GORZONI, P. M. Cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo com funcionários de um restaurante de FastFood. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo (USP). Disponível em <http://www.erlich.com.br/espaco-do-conhecimento/qualidade-de-vida-dissertacoes-e-teses/> Acessado em: 07 set. 2015.
MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MOTTA, V. L. B.; SOUSA, M. N. A. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com enfermeiros de um hospital privado. QUALIT@S Revista Eletrônica. v. 7, n. 1, p. 118-148, 2008. Disponível em <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/155/188>. Acessado em: 7 set. 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU. Portal do Turismo em Foz do Iguaçu. Disponível em: <http://www.pmfi.pr.gov.br/turismo/%3bjsessionid%3d5c4503823f3fa7e1ef593c3f8a05>. Acessado em: 20 ago. 2015.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
ROCHA, A.M. Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo na loja arco-iris na cidade de Picos – PI. 2012. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Piauí, Teresina. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/TCC%20ANDREIA-%20(5)%20(2).pdf_cd.pdf>. Acessado em: 6 set. 2015.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1999
ROSA, M. A. S. Qualidade de vida no trabalho: análise do caso de trabalhadores de uma empresa do ramo de metalúrgica de Ponta Grossa – PR. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Técnica Federal do Paraná, Ponta Grossa. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/32/Dissertacao.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.