Qualidade de Vida no Trabalho no setor hoteleiro da cidade de Foz do Iguaçu

Juliane Louvera, Regiane Brustolin, Giuliano Derrosso

Resumo


Este trabalho tem por objetivo investigar como está a qualidade de vida no trabalho dentro do ramo da hotelaria na cidade de Foz do Iguaçu, PR. A cidade de Foz do Iguaçu, por estar localizada em uma região de tríplice fronteira, tem sua economia baseada e dependente do Turismo. Por esse motivo esse trabalho justifica-se, pois são esses hotéis que são responsáveis pela satisfação e a imagem que o turista leva da cidade. Foi realizada pesquisa quantitativa onde a técnica de coleta de dados foi questionário para hotéis de categorias Superior e Luxo, segundo a pesquisa da prefeitura Municipal, contabilizando 45 estabelecimentos pesquisados. Como resultados, pode-se observar que os hotéis implementam ações de Qualidade de Vida no Trabalho, mas, em sua maioria, implementam o que é obrigatório por lei, ou que não envolva investimentos financeiros. O trabalho foi baseado na teoria de Walton de QVT, sendo analisado quais fatores estabelecidos na teoria são colocados em prática pelas redes hoteleiras. Na análise realizada, o fator de Integração Social na Empresa foi aquele identificado como os hotéis que mais implementam ações de QVT, assim como o fator Relevância Social da Vida no Trabalho foi o identificado com menos ações implementadas pelos hotéis pesquisados. Nesse setor, há muito a ser melhorado, várias ações de Qualidade de Vida no Trabalho que já deveriam estar implementadas, não foram efetivadas, faltando consciência de que um colaborador satisfeito em seu local de trabalho realiza seu trabalho de forma satisfatória. 


Palavras-chave


Qualidade de Vida no Trabalho. Recursos humanos. Satisfação dos colaboradores.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BOM SUCESSO, E. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

CASTELLI, G. Administração hoteleira. 9. ed. Caxias do Sul: Educs, 2003.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004a.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004b.

FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011.

GIL, A.C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

GORZONI, P. M. Cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo com funcionários de um restaurante de FastFood. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo (USP). Disponível em Acessado em: 07 set. 2015.

MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MOTTA, V. L. B.; SOUSA, M. N. A. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com enfermeiros de um hospital privado. QUALIT@S Revista Eletrônica. v. 7, n. 1, p. 118-148, 2008. Disponível em . Acessado em: 7 set. 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU. Portal do Turismo em Foz do Iguaçu. Disponível em: . Acessado em: 20 ago. 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROCHA, A.M. Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo na loja arco-iris na cidade de Picos – PI. 2012. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Piauí, Teresina. Disponível em: . Acessado em: 6 set. 2015.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1999

ROSA, M. A. S. Qualidade de vida no trabalho: análise do caso de trabalhadores de uma empresa do ramo de metalúrgica de Ponta Grossa – PR. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Técnica Federal do Paraná, Ponta Grossa. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2015.




DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p58-71.575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.