Teoria do comportamento planejado - testando a influência da expectativa de desempenho na intenção de jogar on-line

André Luiz da Cunha Silva, Paulo Roberto Costa Vieira

Resumo


A demanda por jogos eletrônicos on-line vem crescendo e está projetada mundialmente para atingir US$ 118,6 bilhões em 2019. Estudos anteriores analisaram jogos eletrônicos on-line através de modelos de adoção de tecnologia como TPB (Teoria do Comportamento Planejado, do inglês Theory of Planned Behavior) e TAM (Modelo de Aceitação de Tecnologia, do inglês Technology Acceptance Model), mas excluíram o construto expectativa de desempenho por entenderem estar vinculado à eficiência e performance no contexto empresarial. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da Expectativa de Desempenho na adoção de tecnologia de jogos on-line considerando o comportamento desse construto também importante quando relacionado ao entretenimento. Esse estudo empírico envolveu 186 participantes que responderam a um questionário estruturado, já testado previamente. Os dados obtidos foram tratados com modelagem de equações estruturais (MEE), utilizando mínimos quadrados parciais (MQP). Como resultado, a hipótese principal foi confirmada, a dimensão “Expectativa de Desempenho” exerceu impacto positivo na intenção de jogar para essa amostra.


Palavras-chave


Jogos On-line, Adoção de Tecnologia, Mínimos Quadrados Parciais.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n4.p07-20.544

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