Análise da relação entre clima organizacional e o desempenho criativo em organizações brasileiras

Cintia Cristina Silva de Araujo, Daniela Modolo, Erivaldo Carneiro Junior, Leonardo Vils

Resumo


A criatividade é um elemento essencial para a sobrevivência e crescimento das organizações. Estudos também indicam que o clima organizacional impacta em vários componentes do desempenho organizacional como inovação e qualidade de serviço. Com base na importância destes dois elementos no desempenho das organizações, este estudo tem por finalidade analisar a relação entre o clima organizacional e o desempenho criativo dos indivíduos no ambiente organizacional. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com coleta de dados realizada por meio de um survey on-line. Nesta coleta de dados, obtivemos 314 respondentes. Os resultados mostraram que há diferença do desempenho criativo do indivíduo dentro e fora do ambiente de trabalho, indicando que o clima organizacional influencia o desempenho criativo. 


Palavras-chave


Clima organizacional. Desempenho criativo. Inovação.

Texto completo:

PDF Html

Referências


ALENCAR, E. M. L. S. A gerência da criatividade. São Paulo: Pearson/Makron Books, 1996.

AMABILE, T. M. A Model of Creativity and Innovation in Organizations. Research in Organizational Behavior, v. 10, p. 123–167, 1988.

AMABILE, T. M. et al. Assessing the work environmental for creativity. Academy of Management Journal, v. 39, n. 5, out., p. 1154- 1184, Oct. 1996.

AMABILE, T. A.; GRYSKIEWICZ, N. D. The Creative Environment Scales: Work Environment Inventory. Creativity Research Journal, 2, 231–253, 1989.

BEDANI, M. O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 3, p. 15-176, 2012.

BEAVERS, A. S. et al. Practical Considerations for Using Exploratory Factor Analysis in Educational Research. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 18, n. 6, p. 1–13, 2013

DAMANPOUR, F.; ARAVIND, D. Managerial Innovation: Conceptions, Processes, and Antecedents. Management and Organization Review, v. 2, n. 8, p. 1–32, 2011.

DENISON, D. R. What is the Difference Between Organizational Culture and Organizational Climate? A Native’s Point of View on a Decade of Paradigm Wars. Academy of Management Review, v. 3, n. 21, p. 619–654, 1996.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. São Paulo: Bookman Editora, 2009.

HENNESSEY, B. A.; AMABILE, T. M. Creativity. Annual Review of Psychology, v. 61, n. 1, p. 569–598, 2010.

HITT, M. A. The creative organization: Tomorrow’s survivor. The Journal of Creative Behavior, n. 9, p. 263–290, 1975.

JONG, J. P. J.; HARTOG, D. N. Den. Innovative Work Behavior: Measurement and Validation (No. H200820). Zoetermeer, Netherlands: EIM’s Research Programme on SMEs and Entrepreneurship. 2008.

MOULTRIE, J.; YOUNG, A. Exploratory study of organizational creativity in creative organizations. Creativity and Innovation Management, v. 18, n. 4, p. 200-314, 2009.

NORINS, H. Traveling Creative Workshops. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990.

PATTERSON, M. G. et al. Validating the organizational climate measure: Links to managerial practices, productivity and innovation. Journal of Organizational Behavior, v. 4, n. 26, p. 379–408, 2005.

PAYNE, R. L. Climate and Culture - How Close Can They Get? In: ASHKANASY, NEAL M.; WILDEROM, CELEST P. M.; PETERSON, MARK F. (Org.). Handbook of Organizational Culture and Climate. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc., 2000. p. 163–176.

PERRY, A. L. Creativity and its antecedents: An investigation of different assessments and training effects. 2014. Iowa: State University, 2014.

SCHEIN, E. H. Sense and Nonsense About Cuture and Climate. In: ASHKANASY, NEAL M.; WILDEROM, CELEST P. M.; PETERSON, MARK F. (Org.). Handbook of Organizational Culture and Climate. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc., 2000. p. xxiii–xxx.

SCHNEIDER, B. The Psychological Life of Organizations. In: ASHKANASY, NEAL M.; WILDEROM, CELEST P. M.; PETERSON, MARK F. (Org.). Handbook of Organizational Culture and Climate. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc., 2000. p. xvii–xxii.

SCHNEIDER, B.; EHRHART, M. G.; MACEY, W. H. Perspectives on Organizational Climate and Culture. In: ZEDECK, S. (Org.). Handbook of Industrial and Organizational Psychology: Vol. 1. Building and Developing the Organization. Washington, DC: American Psychology Association, 2011. p. 373-414.

SCHNEIDER, B.; EHRHART, M. G.; MACEY, W. H. (2013). Organizational Climate and Culture. Annual Review of Nursing Research, v. 64, p. 361–88, 2013.

SLAVEC, A.; DRNOVESEK, M. A perspective on scale development in entrepreneurship research. Economic and Business Review, v. 1, n. 4, p. 39–62, 2012.

STERNBERG, R. J.; LUBART, T. I. The concept of creativity: Prospects and paradigms. In: STERNBERG, R. J. (Org.). Handbook of Creativity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004. p. 3-15.

WEST, M. A.; SACRAMENTO, C. A. Creativity and Innovation: The Role of Team and Organizational Climate. In: MUMFORD, M. D. (Org.). Handbook of Organizational Creativity. San Diego: Elsevier Ltd., 2012. p. 359–385.

WILLIAMS, B.; BROWN, T. Exploratory factor analysis: A five-step guide for novices. Australasian Journal of Paramedicine, v. 8, n. 3, p. 1–13, 2010.

ZAMBALDI, F.; COSTA, F. J. da; PONCHIO, M. C. Mensuração em marketing: Estado atual, recomendações e desafios. Revista Brasileira de Marketing - Remark, v. 13, n. 2, p. 1–27, 2014.




DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p97-112.515

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.