A pesquisa-ação como estratégia de avaliação da inovação social: estudo de uma entidade educacional do município de Florianópolis
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a articulação entre pesquisa-ação e a avaliação desenvolvimental na adequada avaliação e no aprimoramento da inovação social. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma entidade promotora da educação e do desenvolvimento familiar, que possui dentre seus programas e ações um centro educacional, voltado para educação infantil, no município de Florianópolis. O quadro teórico mobilizado é baseado na perspectiva da inovação social, da avaliação desenvolvimental e da pesquisa-ação. Os aspectos metodológicos correspondem a uma abordagem predominantemente qualitativa, baseado na pesquisa-ação, cuja estratégia de coleta de dados foi a realização de entrevistas individuais e coletivas, bem como a observação participante. Também se valeu da abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários e realização de sumarizações. A pesquisa de campo foi realizada no período de agosto de 2014 a novembro de 2015. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da pesquisa-ação no acompanhamento e avaliação da inovação social, visto que promove o desenvolvimento de soluções pela organização pesquisada em tempo mais curto do que quando da adoção de estratégias tradicionais de avaliação (somativa e formativa). Além disso, possibilitou uma maior aproximação e envolvimento das famílias nas atividades e programas promovidos pela escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p93-105.367
Apontamentos
- Não há apontamentos.
NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558
Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos
Desde 18/10/2017
Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.