Desoneração da folha de pagamento: impactos fiscais e econômicos de um hotel em Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n2.p27-39.233Palavras-chave:
Desoneração da folha de pagamento. Contribuição Previdenciária Patronal. Setor hoteleiro.Resumo
A desoneração da folha de pagamento é a substituição da Contribuição Previdenciária Patronal de20% sobre a folha de pagamento de alguns setores, para a aplicação de 1% ou 2% sobre a receitabruta. Essa carga tributária compromete uma parcela das receitas das empresas, ocasionandodescontentamento dos empresários, em razão de esses recursos não retornarem satisfatoriamenteao negócio. Este estudo demonstra os impactos da Contribuição Previdenciária Patronal, a partir dacompetência 12/2011 vigência da desoneração da folha de pagamento. Numa esfera mais específica,demonstra o impacto dos tributos sobre a folha de pagamento e, ainda, verifica a aplicabilidade doprograma Brasil Maior, lançado pelo Governo Federal, o qual altera, por meio da desoneração dafolha de pagamento, a forma de cálculo de tais contribuições, baseado na aplicação da desoneração.Configura-se como estudo descritivo, com lógica indutiva, de abordagem qualitativa e inclui umestudo de caso realizado em um hotel da Grande Florianópolis. Os resultados apontam que ocorrea desoneração quanto ao Plano Brasil Maior. Verificou-se que as metas foram alcançadas, pois seidentificou um crescimento de 10% no número de empregados, uma redução dos custos laborais(redução da Contribuição Previdenciária Patronal) e o fortalecimento do mercado interno. Portanto,no debate em torno da desoneração da folha de pagamento, observam-se aspectos positivos nessaopção legislativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.