Métodos e técnicas de gestão do conhecimento aplicadas para melhorar a gestão do capital intelectual em núcleos setoriais de uma associação empresarial
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n1.p22-35.194Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Métodos de Gestão do Conhecimento. Técnicas. Capital intelectual.Resumo
A importância do conhecimento, demonstrada ao longo dos séculos, é fundamental para o desenvolvimento ambiental, econômico e social de qualquer organização. A melhoria da identificação, criação, estoque, disseminação e aplicação do conhecimento é forma de desenvolver e aprimorar os processos organizacionais no sentido do desenvolvimento sustentável, no qual o Capital Intelectual é fundamental. Há vários trabalhos que demonstram melhorias nos resultados de empresa que gestionam seus capitais humano, estrutural e relacional. Os objetivos principais da pesquisa foram caracterizar e analisar as técnicas e os métodos de Gestão do Conhecimento (GC) usados por empresas de dois núcleos setoriais da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A amostra incluiu dez empresas, correspondendo a 25% dos participantes ativos dos núcleos setoriais: Núcleo de Sustentabilidade Empresarial e Núcleo de Gestão e Qualidade. Foi aplicado um questionário elaborado pela Asian Productive Organization (APO, 2010) aos representantes das empresas dos núcleos setoriais. As respostas caracterizaram a situação atual e a situação desejada, graduadas numa escala de zero a quatro. Constatou-se que existe um conjunto significativo de métodos e técnicas de GC já implementados nas empresas, que, se corretamente utilizados, suportariam uma adequada gestão do seu capital intelectual. Os principais métodos e técnicas aplicados foram ajuda a semelhante, reuniões informais, visitas técnicas entre empresas, viagens e visitas a feiras, elaboração de manuais para replicação de práticas, reembolso de despesas, portais eletrônicos: portais – e-mail – chats. No entanto, somente duas foram avaliadas, como tendo realmente um grande alcance dentro das organizações. Foram elas: reuniões informais e reembolso de despesas. Vinte métodos e técnicas foram elencados como uma situação desejada para grande aplicação nas empresas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.