Métodos e técnicas de gestão do conhecimento aplicadas para melhorar a gestão do capital intelectual em núcleos setoriais de uma associação empresarial

Julio Graeff Erpen, Guillermo Antonio Dávila, Emilio da Silva Neto, Neri dos Santos

Resumo


A importância do conhecimento, demonstrada ao longo dos séculos, é fundamental para o desenvolvimento ambiental, econômico e social de qualquer organização. A melhoria da identificação, criação, estoque, disseminação e aplicação do conhecimento é forma de desenvolver e aprimorar os processos organizacionais no sentido do desenvolvimento sustentável, no qual o Capital Intelectual é fundamental. Há vários trabalhos que demonstram melhorias nos resultados de empresa que gestionam seus capitais humano, estrutural e relacional. Os objetivos principais da pesquisa foram caracterizar e analisar as técnicas e os métodos de Gestão do Conhecimento (GC) usados por empresas de dois núcleos setoriais da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A amostra incluiu dez empresas, correspondendo a 25% dos participantes ativos dos núcleos setoriais: Núcleo de Sustentabilidade Empresarial e Núcleo de Gestão e Qualidade. Foi aplicado um questionário elaborado pela Asian Productive Organization (APO, 2010) aos representantes das empresas dos núcleos setoriais. As respostas caracterizaram a situação atual e a situação desejada, graduadas numa escala de zero a quatro. Constatou-se que existe um conjunto significativo de métodos e técnicas de GC já implementados nas empresas, que, se corretamente utilizados, suportariam uma adequada gestão do seu capital intelectual. Os principais métodos e técnicas aplicados foram ajuda a semelhante, reuniões informais, visitas técnicas entre empresas, viagens e visitas a feiras, elaboração de manuais para replicação de práticas, reembolso de despesas, portais eletrônicos: portais – e-mail – chats. No entanto, somente duas foram avaliadas, como tendo realmente um grande alcance dentro das organizações. Foram elas: reuniões informais e reembolso de despesas. Vinte métodos e técnicas foram elencados como uma situação desejada para grande aplicação nas empresas.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento. Métodos de Gestão do Conhecimento. Técnicas. Capital intelectual.

Texto completo:

PDF Áudio


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n1.p22-35.194

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.