O processo inflacionário e o consumo de vegetais e alimentos industrializados no Brasil: aspectos econômicos, climáticos e do comportamento do consumidor

Diogo Rógora Kawano, Bruno Rógora Kawano, Dieisson Pivoto, Leandro Leonardo Batista

Resumo


Com o acirramento da competitividade, as tecnologias relacionadas à inteligência de mercado e seus processos tornaram-se fundamentais para que as empresas se mantenham no mercado, como, por exemplo, por meio de informações contínuas de inflação e do comportamento de compra dos consumidores. Este estudo identificou os fatores que mais impactaram na alta de preço dos cinco vegetais que apresentaram maior inflação no primeiro semestre de 2013, bem como apresenta as dez categorias de alimentos industrializados que proporcionaram maior queda em volume consumido, elencando possíveis fatores para o desempenho negativo desses produtos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa explicativa, na forma de avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo e de informações de painel de consumo de 8.200 lares brasileiros. Os resultados apontaram que a retração no consumo não se deu de forma homogênea nas classes socioeconômicas, o qual variou consoante especificidades em cada uma das categorias. Conclui-se que outros fatores, além do aumento de preço, exerceram um papel relevante na retração de consumo, tais como mudanças atreladas à busca por produtos com maior valor agregado e praticidade.

 


Palavras-chave


Pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor. Inflação. Varejo de alimentos.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p50-64.176

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