E-commerce: compras coletivas

Diego Pasqualini, Hannelore Nehring, Fábio Demarchi Inocenti, Fábio Carlos Machado, Djalma Rodrigues, Anna Camila Borges

Resumo


A tecnologia da informação está atualmente inserida diretamente no comércio de maneira geral; entretanto, é no comércio eletrônico, e-commerce, que sua aplicação ocorre de forma mais direta. Contudo, essa modalidade de comércio ainda é pouco difundida e, por apresentar problemas de segurança e disparidade de informações, faz com que os consumidores comprem produtos e serviços com parcimônia. A presente pesquisa teve como objetivo mapear a utilização da tecnologia de e-commerce na região do município de Blumenau (SC), por meio do estudo do funcionamento de ambientes web de compra coletiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa “censo” qualitativo, durante os meses de outubro e novembro de 2012 nos sites de compra coletiva que oferecem produtos na região de Blumenau. Os resultados apresentados demonstram o perfil dos compradores e comerciantes, os principais produtos ofertados, comercializados e procurados, as formas de pagamentos, as garantias e seguranças oferecidas pelos sites, entre outros. Os resultados demonstraram que produtos de alimentação, estética e beleza, e viagens estão entre os mais ofertados e comercializados na região, o que evidencia os principais tipos de consumidores. Diante dos dados encontrados, notou-se que os produtos e serviços oferecidos ainda são restritos, o que torna tal modalidade de comércio pouco utilizada na região. Contudo, o aumento da variedade de ofertas bem como segurança e confiabilidade nessa modalidade de comércio podem fazer com que o e-commerce torne-se mais atrativo e consolidado nos próximos anos.


Palavras-chave


E-commerce¬. Tecnologia da Informação. Comércio eletrônico.

Texto completo:

Áudio PDF


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n1.p74-87.108

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.