Melhoria de processos no setor público: o caso de uma secretaria municipal de infraestrutura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2057

Resumo

Na administração pública, o gerenciamento de processos enfrenta desafios específicos, como a burocracia e a morosidade. O gerenciamento de processos de negócios, pode ser utilizada para melhorar esse cenário, contribuindo para atender aos princípios de eficiência e qualidade estabelecidos pela Constituição Federal. Assim, este estudo teve como objetivo modelar os principais processos de negócio que compõem a estrutura da secretaria municipal de infraestrutura de Itarema-CE. Para isso, conduziu-se um estudo de caso no qual foram identificados dois processos essenciais: manutenção da iluminação pública e coleta do lixo urbano domiciliar, que foram modelados de acordo com seu funcionamento atual (as-is). A partir de análises realizadas através de consultas feitas aos envolvidos no processo, buscas em literatura e questionários aplicados à população, foram identificadas oportunidades de melhoria, resultando em um novo mapeamento da realidade transformada (to-be). As proposições de melhoria feitas são embasadas na automação de processos e no atendimento às mudanças nas legislações estaduais e federais. Espera-se que as recomendações apresentadas possam ser implementadas pela secretaria, beneficiando o poder público e os cidadãos. Sugere-se como trabalhos futuros a finalização deste ciclo de melhorias, bem como um novo ciclo para analisar os processos frente à nova Lei de Licitações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mércia Maíra Araújo dos Santos, Tudo Serviços S.A.

    Mércia Maíra Araújo dos Santos é Bacharela em Engenharia de Produção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é agente de operações III - processos e qualidade, na Tudo Serviços S.A. em Fortaleza-CE.

  • Danilo Gonçalves Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

    Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Quixadá Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior em Engenharia da Produção Civil.  Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba, 2017. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educamais. Graduado em Administração, pela Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

  • Maria Lucicléia Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

    Mestra em Energias Renováveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2023), Especialista em Avaliação e Perícia de Imóveis Urbanos pela UNIP (2011), Especialista em Economia e Gestão de Empresas pela UERN (2004), Tecnóloga em Gestão Pública pelo IFRN (2020) e Engenheira Civil pela UFRN (2000). Sua primeira experiência profissional foi como Secretária de Habitação e Infraestrutura no município de Assú/RN, posteriormente foi professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN, atuando nos cursos de Saneamento e Construção Predial, também exerceu o cargo de engenheira civil em algumas empresas nacionais e internacionais. Atualmente é Professora Efetiva do IFCE, Campus Quixadá/CE, sendo titular de disciplinas ligadas ao eixo da Construção Civil.

  • Sheila Dárcia Diógenes de Freitas, Flow Consulting

    Sheila é Engenheira de Produção Civil, graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Quixadá. Atualmente é Consultora de Negócios Jr. na Flow Consulting em Fortaleza-CE.

  • Caio Augusto Nunes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

    Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2018).

Downloads

Publicado

2025-06-12

Edição

Seção

Artigos