Aplicação da metodologia analytic hierarchy process para seleção de fornecedores em uma indústria de confecção

Autores

  • Alana Corsi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danilo Hisano Barbosa
  • Alec Murilo Kobner Moro

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-20.987

Palavras-chave:

Tomada de decisão. Seleção de fornecedores. Analytic Hierarchy Process.

Resumo

A seleção de fornecedores é uma das atividades mais críticas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, podendo influenciar diretamente no desempenho das organizações. O problema de seleção de fornecedores é abordado como uma decisão estratégica capaz de agregar valor à cadeia, assim como ganho de competitividade. Este problema é tratado como um problema de decisão multicritério, o qual a organização compradora é responsável por determinar quais critérios serão avaliados, que permite ser solucionado a partir de diferentes métodos. O Analytic Hierarchy Process (AHP) é um dos métodos aplicados a esse tipo de problema, e tem como vantagem avaliar dados objetivos, mas também subjetivos, sendo um método de decisão sob certeza, capaz de auxiliar no processo de tomada de decisão. Assim, o objetivo do presente trabalho é tratar do problema de seleção de fornecedores de uma indústria de confecção de moda praia e fitness, situada na cidade de Maringá – PR, a partir da utilização do AHP. Para isso, foram selecionados os critérios com um time de especialistas da organização, os gestores, e estes foram julgados a partir da ferramenta escolhida, para que por fim, fossem ranqueados os resultados obtendo um fornecedor que melhor atende aos requisitos da organização.

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Publicado

2020-01-01

Edição

Seção

Artigos