Os efeitos da nova gestão pública na produção de conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n2.p66-77.81Palavras-chave:
New Public Management. Managerialismo. Gerencialismo. Universidades.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado em uma universidade pública do Sul do Brasil tendo como objetivo principal identificar os efeitos do New Public Management (NPM), ou Nova Gestão Pública, na produção de conhecimento científico e no cotidiano dos pesquisadores. Acusado de ser ineficiente, e demasiadamente lento em relação ao atendimento às necessidades dos cidadãos, o modelo tradicional de gestão pública, tanto nos governos como nas universidades, ao longo das últimas décadas, vem sofrendo severas críticas por parte da comunidade em geral e, gradativamente, vêm sendo substituído pelo que se convencionou chamar de Nova Gestão Pública. Este novo modelo de gestão baseia-se na introdução de mecanismos de mercado e na adoção de ferramentas da iniciativa privada que incentivam a competição, na expectativa de melhoria da eficiência e dos índices de produtividade. Tendo as avaliações dos programas de pós-graduação como pano de fundo, este estudo centrou-se na investigação de como os pesquisadores estão reagindo às pressões deste modelo de gestão e quais as consequências deste para a produção de conhecimento. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, na forma de estudo de caso. Conclui-se que, por tratar-se de uma avaliação com base no desempenho quantitativo da produção acadêmica, esta nova forma de avaliar, aliada às mudanças na gestão interna da Instituição estudada, levanta a hipótese do surgimento e consolidação de um novo modelo de gestão, com base na desagregação e na competição, porém sem o componente de incentivo financeiro pessoal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.