Os empreendedores de vinhos de altitude do planalto catarinense
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2011.v1n1.p67-81.8Palavras-chave:
Vinhos de altitude, Empreendedores, PortfólioResumo
O objetivo desse estudo é analisar e classificar os empreendedores de vinhos de altitude do Planalto Catarinense, por meio da utilização da tipologia de Westhead; Wright (1998). Esses autores apontam três tipos - o noviço/iniciante, o serial e o de portfólio. Para tanto, analisa quais são as características empreendedoras utilizadas. Verifica ainda se o fato de possuírem experiência em outros setores colabora para a consolidação dessa nova atividade. Trata-se de uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa do tipo exploratória e configura-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa a sites, revistas, documentos e pessoas envolvidas no processo de formação e gestão dos empreendimentos em vinhos de altitude e, sobretudo, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores. Os resultados obtidos demonstram a tipologia portfólio, evidencia as habilidades como a característica preponderante desses empreendedores e confirmam outros trabalhos e cases pesquisados e apresentados na literatura. Ressalva-se a necessidade de novas pesquisas, em profundidade e maior número de entrevistados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.