Análise do perfil de gestão em empresas de comércio e serviços da microrregião do Vale do Itapocu
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n2.p90-100.71Palavras-chave:
Gestão Estratégica. Diagnóstico Empresarial. Comércio e Serviços.Resumo
As empresas, de maneira geral, têm por motivação sobrevivência e competitividade em um mercado em constante metamorfose. O perfil das empresas e empresários tem se modificado constantemente, buscam-se novos desafios, novas metas e novos mercados. Os gestores da Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul, contextualizada ao norte de Santa Catarina, pretenderam focar seus esforços em identificar o perfil das empresas de comércio e serviço da microrregião do Vale do Itapocu, caracterizando-as. Desse modo, ao buscar identificar o perfil de gestão das empresas participantes do estudo, bem como os de seus principais gestores, a Faculdade buscou alinhar-se a tal perfil. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou por ser de natureza exploratória, tendo como algumas de suas hipóteses: (a) a maioria das empresas da microrregião segue modelos de gestão não formalizados, com respostas predominantemente tácitas ao mercado; (b) embora seja crescente a busca por conhecimento profissional, a prática ainda carece de bases teóricas. A análise dos dados demonstrou um grau superior de capacitação por parte de gestores e colaboradores das empresas, em vista daqueles que inicialmente se esperava encontrar, mostrando proatividade do setor de comércio e serviços microrregional, em termos da necessária evolução ao que o mercado de consumo vem demandando. Ainda, estratificados os dados apenas para os setores de comércio e serviços microrregionais, a amostra constituiu-se de empresas majoritariamente do comércio (66%), com faixa de faturamento de até R$ 244 mil/ano (50%), com até nove funcionários (49%) e há mais de dois anos de atividade (92%).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.