Um estudo da estrutura organizacional e as mudanças organizacionais: proposta de um novo modelo

Autores

  • Maria Clara Fraga da Costa Faculdade Maurício de Nassau (FMN)
  • Bruno Silvestre Silva de Souza Faculdade Maurício de Nassau (FMN)
  • André Felipe de Albuquerque Fell Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n1.p43-56.62

Palavras-chave:

Estrutura organizacional. Mudança organizacional. Modelos de estruturas organizacionais

Resumo

O estudo apresenta como objetivo a proposição de novo modelo de estrutura organizacional, frente às mudanças impostas pela atualidade. A partir de pesquisa bibliográfica sistematizada, evidenciou-se a evolução das estruturas organizacionais dentro da literatura existente sobre o tema. A nova proposta foi denominada estrutura organizacional por conjunto e utiliza a base gráfica de união de conjuntos matemáticos e teóricos sobre a estrutura organizacional de hipertexto.  Ela está fundamentada na ideia de adequação às mudanças e exigência de sustentabilidade das empresas, levando em consideração a possibilidade de crescimento dentro de um ambiente turbulento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Fraga da Costa, Faculdade Maurício de Nassau (FMN)

Graduada em Administração Geral pela Faculdade Maurício de Nassau em 2009.

Bruno Silvestre Silva de Souza, Faculdade Maurício de Nassau (FMN)

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2000) com especialização na área de Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela UFRPE (2004). Professor Tutor no curso de Pós Graduação de Gestão Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professor Universitário atuando na Faculdade Maurício de Nassau (FMN) nos cursos de Administração Geral e Marketing e nas Faculdades da Escada (FAESC), nos cursos de Administração e Turismo. Tutor no Curso Tecnológico em Processos Gerenciais (a distância e semi-presencial) no Pólo FAESC (Faculdades da Escada). Organizador do livro Atualidades em Estudos de Gestão e Tecnologias Organizacionais(2008). Realiza pesquisas nas áreas Administração de Empresas, Marketing, Gestão da Informação, Administração de Recursos Humanos, Comportamento do Consumidor.

André Felipe de Albuquerque Fell, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP / UPE: 1998) , com Especialização em Engenharia da Qualidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE:2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE:2003) e Doutorado em Administração também pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE:2009). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco. Já ministrou aulas em IES particulares, lecionando nos cursos de graduação em Administração de Sistemas de Informação, Administração Geral e Marketing, além de Ciências Contábeis. Ministra disciplinas nas áreas de sistemas de informação, gestão da informação, análise organizacional, organização e métodos e de teorias organizacionais. Possui experiência nas áreas de coordenação de IES (Instituição de Ensino Superior), consultoria organizacional, administração hospitalar, PCP (Planejamento e Controle de Produção), logística empresarial, varejo farmacêutico e varejo de material de construção. Na área acadêmica já publicou artigos em eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nas seguintes áreas: Gestão da Informação e do Conhecimento Organizacional, Comércio Eletrônico (CE), Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Região Metropolitana do Recife (RMR), Tecnologia de Informação e Comunicação.

Publicado

2012-03-30

Edição

Seção

Artigos