[artigo retratado] Gestão de serviços: a percepção do usuário quanto aos serviços prestados no atendimento ao público de uma cooperativa de crédito

Autores

  • Washington Moreira Cavalcanti
  • Adriano Teles Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.18815/navus.v2i2.60

Palavras-chave:

Gestão de serviços. Cooperativas de crédito. Pesquisa de mercado. Satisfação do cliente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção quanto aos serviços de atendimento prestado ao público dos usuários de uma cooperativa de crédito. As cooperativas de crédito são classificadas como instituições financeiras não bancárias, “voltadas a viabilizar créditos aos seus associados, além de prestar determinados serviços”. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso e o referencial teórico abordado procurou explorar conceitos sobre cooperativismo de crédito, gestão de serviços e satisfação do cliente. O crescimento e consolidação das cooperativas de crédito dependem de uma rápida evolução, tanto na estruturação de produtos mais adequados às necessidades desse segmento quanto na revisão dos sistemas que sustentam as operações e o modelo de gestão de cooperativas. Como resultado da pesquisa, tem-se a compreensão da realidade. Um dos principais pontos observados foi o quanto o usuário de uma cooperativa de crédito se identifica com os serviços prestados pela cooperativa, fator que auxilia na percepção quanto ao nível de atendimento e satisfação do cliente. Foi possível destacar a relação entre a criação de valor para o usuário, suas expectativas e satisfação, como o caminho para a melhoria dos serviços prestados pela cooperativa de crédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Moreira Cavalcanti

Mestre em Administração de Empresas (Logística), diplomado MBA em Marketing, Pós-graduado em Informática em  Educação. Graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1992) e Administração de Empresas pela UNINCOR. Atualmente é docente da FABE - Faculdade Betim ligada à UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas e professor dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD Minas. Experiência nas áreas de Administração, com ênfase nas Áreas de Marketing e Logística, tendo desenvolvido carreira profissional em empresas do segmento de prestação de serviços e formação educacional. Tenho atuado principalmente nas seguintes áreas: Marketing, Logística e Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

2012-09-27

Edição

Seção

Artigos