Práticas de Gestão do Conhecimento de recursos humanos em escolas públicas

Autores

  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR/Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI
  • Marcio Pedro Cabral
  • Ely Mitie Massuda Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR/Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI
  • Flávio Bortolozzi Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR/Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p115-124.580

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Práticas de Gestão do Conhecimento. Recursos Humanos. Ensino Público.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi de analisar o nível de implantação e de alcance das práticas de Gestão do Conhecimento de recursos humanos em escolas públicas do município de Sarandi (PR). Para tal, metodologicamente, a pesquisa, que é exploratória, caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo com abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de pesquisa empregado para a realização do diagnóstico da Gestão do Conhecimento nas escolas foi aplicado questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Como principais resultados, inicialmente, através do cálculo do alfa de Cronbach, verificou-se que o nível de consistência dos dados obtidos varia de moderada para excelente, o que significa que as respostas decorrentes da aplicação do instrumento de diagnóstico aplicado têm uma alta confiabilidade. A partir do diagnóstico realizado, observou-se que o nível efetivo de implantação das práticas de Gestão do Conhecimento de recursos humanos é mediano, enquanto o seu nível efetivo de alcance é baixo. Estes resultados demonstram a necessidade de criação de medidas para a ampliação da implementação e alcance das práticas de Gestão do Conhecimento de recursos humanos nas escolas analisadas.

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Biografia do Autor

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR/Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

Doutor em Economia, Docente do Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento. Pesquisador, Bolsista Produtividade em Pesquisa do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

Marcio Pedro Cabral

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Ely Mitie Massuda, Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR/Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

Doutora em História Econômica, Docente do Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde. Pesquisadora, Bolsista Produtividade em Pesquisa do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

Flávio Bortolozzi, Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR/Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

Doutor em Engenharia de Computação, Docente do Centro universitário de Maringá – UNICESUMAR, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde. Pesquisador, Bolsista Produtividade em Pesquisa do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI,

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Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Artigos