Análise da adoção de normas para a qualidade ISO 9001: um estudo de caso com base no ciclo PDCA na visão dos envolvidos no processo

Autores

  • Elcídio Jose Feltraco Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali
  • Luciano Elias Soares Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali
  • Willian Bianchi Gomes Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali
  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Miguel Angel Verdinelli Professor do PPGA - Univali
  • Jeferson Lana Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n1.p28-42.55

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade. Gestão de Processos. Serviços Contábeis

Resumo

Os empreendimentos, para serem eficientes e alcançarem melhores resultados, precisam adotar sistemas de gestão da qualidade. Com o mercado cada vez mais competitivo, a busca por um diferencial é essencial para as corporações, principalmente quando se trata de prestação de serviços. A gestão da qualidade consiste em um modo de organização das empresas com a finalidade de garantir produtos e/ou serviços que proporcionem a satisfação dos clientes e colaboradores, ou seja, de todas as pessoas envolvidas no processo. Este trabalho teve como objetivo verificar o grau de desenvolvimento dos procedimentos da norma ISO 9001 junto a uma empresa prestadora de serviços contábeis. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como exploratória e como um estudo de caso. As técnicas estatísticas aplicadas foram: estatística descritiva e avaliação gráfica. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas, aplicado aos gerentes, coordenadores e colaboradores que estavam antes e durante a implantação da Norma ISO 9001 na referida empresa. Com relação à análise dos dados, considerou-se como quantitativa. Nos quesitos planejar, desenvolver ações relacionadas ao planejamento e executá-las, pode-se verificar uma evolução significativamente positiva, considerando o período antes e após o processo de implantação do sistema de qualidade total, o que demonstra a eficiência dos métodos aplicados pela ISO 9001.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcídio Jose Feltraco, Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali

Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali

Luciano Elias Soares, Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali

Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali

Willian Bianchi Gomes, Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali

Acadêmico de Ciências Contábeis - Campus I - Univali

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutoranda em Administração pela UNIVALI

Miguel Angel Verdinelli, Professor do PPGA - Univali

Professor do PPGA - Univali

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Mestrando em Administração pela UNIVALI

Publicado

2012-03-30

Edição

Seção

Artigos