Teoria do comportamento planejado - testando a influência da expectativa de desempenho na intenção de jogar on-line

Autores

  • André Luiz da Cunha Silva Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Paulo Roberto Costa Vieira Universidade Estácio de Sá (UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n4.p07-20.544

Palavras-chave:

Jogos On-line, Adoção de Tecnologia, Mínimos Quadrados Parciais.

Resumo

A demanda por jogos eletrônicos on-line vem crescendo e está projetada mundialmente para atingir US$ 118,6 bilhões em 2019. Estudos anteriores analisaram jogos eletrônicos on-line através de modelos de adoção de tecnologia como TPB (Teoria do Comportamento Planejado, do inglês Theory of Planned Behavior) e TAM (Modelo de Aceitação de Tecnologia, do inglês Technology Acceptance Model), mas excluíram o construto expectativa de desempenho por entenderem estar vinculado à eficiência e performance no contexto empresarial. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da Expectativa de Desempenho na adoção de tecnologia de jogos on-line considerando o comportamento desse construto também importante quando relacionado ao entretenimento. Esse estudo empírico envolveu 186 participantes que responderam a um questionário estruturado, já testado previamente. Os dados obtidos foram tratados com modelagem de equações estruturais (MEE), utilizando mínimos quadrados parciais (MQP). Como resultado, a hipótese principal foi confirmada, a dimensão “Expectativa de Desempenho” exerceu impacto positivo na intenção de jogar para essa amostra.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Costa Vieira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professor Adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE)

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Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos