Sistema de gestão por competência em pequena empresa
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n3.p46-59.517Palavras-chave:
Gestão de Pessoas. Gestão por Competência. Pequena Empresa. Estudo de Caso. Mapeamento.Resumo
A implantação do Sistema de Gestão por Competência é uma ferramenta moderna da gestão de pessoas, que engloba desde o procedimento gerencial, da migração dos cargos e funções até a validação dos resultados desejados. O estudo ora apresentado propõe a implantação do modelo de gestão por competência na empresa Alfa, considerada de pequeno porte. A pesquisa foi realizada por meio da metodologia qualitativa e descritiva, a estratégia de estudo de caso único, com técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, observação direta e análise de documentos. Conclui-se que, a gestão por competência é resultado do processo construído por meio das informações levantadas na organização que serviram para aplicação de teorias aqui desenvolvidas, demonstrando o interesse na aprendizagem para adequação das competências e melhorias no desempenho dos colaboradores, transparência nas relações de trabalho, por meio da participação dos envolvidos no processo de mapeamento na organização.
Downloads
Referências
BARBOSA, Catarine Aparecida Vieira. Aspectos críticos da implementação do modelo de Gestão por Competências em duas empresas de manufatura. 2008. 146 p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios) – Universidade Católica de Santos – Unisantos, Santos, 2008.
BRANDÃO, Hugo Pena e GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competência e Gestão de Desempenho: Tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, jan./mar. 2001.
BORGES-ANDRADE, G.; ABBAD, G.; MOURÃO, L. (Org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por competência e Gestão do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CARVALHO, Felipe Marcelo Gonzaga de. Gestão por competência no serviço público.[2011] Disponível em <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33683/FELIPE%20MARCELO%20GONZAGA%20DE%20CARVALHO.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 maio 2017.
COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Bookman, 2006.
DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competência: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 2001.
______. Competências: Conceitos Instrumentos Gestão. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2004.
______. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008a.
______. Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008b.
______. Competências: Conceito e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. PRH- Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2009.
FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
______. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
______. Estratégias Empresariais e formação de Competência: Um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GABRIEL, Sergio. A influência da micro e pequena empresa no desenvolvimento econômico do Brasil. Web Artigos. 2009. Disponível em: < http://www.webartigos.com>. Acesso em: 13 maio 2009.
GIALDINO, I. V. Estrategias de investigacion cualitativa. Barcelona: Gedisa, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas S. A., 2010.
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
______. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
______. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas S. A., 2010.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar – Convite à Viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius. Classificando competências. [2002]. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/3250/classificando-as%20compet%C3%AAncias.%20html >. Acesso em: 20 ago. 2014.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (SEBRAE). Critérios de classificação de empresas - ME – EPP. 2007a. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154>. Acesso em: 24 set. 2013.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (SEBRAE). Critérios de classificação de empresas - ME – EPP. 2007b. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154>. Acesso em: 24 set. 2014.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (SEBRAE). Estudos e Pesquisas. 2014. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas>. Acesso em: 26 set. 2015.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
VILAS BOAS, A. A.; ANDRADE, R. O. B. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
______. Estudo de Caso: planejamento e método. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.