Estratégias de sucesso das empresas vencedoras do Prêmio Conceito Varejista 2010 de Blumenau na visão de seus gestores

Autores

  • Fábio Carlos Machado
  • Djalma Rodrigue
  • Hannelore Nehring Senac - Blumenau
  • Eduardo França
  • Gicele Vergine Vieira Prebianca

DOI:

https://doi.org/10.18815/navus.v2i1.46

Palavras-chave:

Prêmio Conceito Varejista. Varejo. Estratégias de sucesso. Gestores

Resumo

No cenário comerciário atual, a competitividade acirrada entre os varejos tem levado os gestores a se preocupar em serem os melhores em seus segmentos. Com isso em mente, a presente pesquisa objetivou investigar as estratégias de gestão das empresas vencedoras do prêmio Conceito Varejista 2010 de Blumenau. Vinte e sete gestores de varejos de diferentes segmentos de mercado responderam o questionário de coleta de dados. Em geral, os resultados revelaram que a grande maioria dos varejos vencedores do prêmio investe rotineiramente em campanhas de marketing e em treinamentos e capacitação profissional de seus colaboradores. Além disso, as empresas pesquisadas consideram-se eficientes e competentes no que diz respeito à estrutura física de seus comércios. Trinta e cinco por cento dos participantes acreditam que o bom atendimento foi o fator que mais contribuiu para o recebimento do prêmio Conceito Varejista 2010. Concluiu-se, então, que o sucesso desses varejos é uma reunião de competências que tem origem na gestão dos diversos recursos, entre eles: financeiros, humanos e materiais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Carlos Machado

Bolsista PICSenac e aluno da 2ª Fase de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau.

Djalma Rodrigue

Bolsista PICSenac e aluno da 1ª Fase do curso de Gestão em Logística da Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau.

Hannelore Nehring, Senac - Blumenau

Professora Doutora com Graduação em Ciências – Habilitação em Matemática, Especialização em Ciências (Opção Matemática), Especialização em Psicologia Transpessoal, Mestrado em Educação – Ensino Superior, Doutora em Engenharia de Produção. Disciplina ministrada na Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau: Matemática Financeira no curso de Processos Gerenciais.

Eduardo França

Professor Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB. Disciplinas ministradas na Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau: Plano de Negócio (PG), Modelos de Gestão (TGTI) e Gerenciamento de Projetos (TGTI)

Gicele Vergine Vieira Prebianca

Professora Doutora em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela UFSC. Disciplinas ministradas na Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau, no período de 2009 a 2011: Inglês Aplicado (TGTI), Comunicação Empresarial (PG) e Técnicas de Pesquisa (PG e TGTI).

Publicado

2012-03-30

Edição

Seção

Relatos de pesquisa