As potencialidades turísticas do roteiro Caminhos da Fronteira

Autores

  • Emerson Luiz Pereira Faculdade de Tecnologia Senac - São Miguel
  • Ademir José Zimmermann Faculdade de Tecnologia Senac - São Miguel

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p141-150.444

Palavras-chave:

Roteiro. Cluster. Turismo

Resumo

A temática desse artigo versa sobre as potencialidades turísticas do roteiro “Caminhos da Fronteira” por meio de um cluster turístico. Na introdução destacamos as regiões turísticas do estado de Santa Catarina, a seguir são conceituados os termos turismo, turista e cluster. O estudo abrange os municípios integrantes da região turística Caminhos da Fronteira, incluindo o município de Mondaí, que integra a Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, que constitui uma das fontes de estudo. Diante das fragilidades encontradas ao longo dos caminhos da fronteira, torna-se de extrema importância que se busquem alternativas para alavancar o turismo na região dos Caminhos da Fronteira. Investimentos na conservação das rodovias da região, visto que a mesma região é corredor de passagem para muitos viajantes entre o sul do país e o estado do Mato Grosso do Sul e entre Argentina e o litoral catarinense. Belezas naturais aqui existem, mas ainda são pouco exploradas. É preciso disseminar a cultura do turismo na região, principalmente, o turismo rural, de aventura e lazer. Além de alternativas de turismo, entidades e organizações de apoio também são necessárias para dar suporte aos turistas que aqui venham desfrutar de lazer, como bancos, postos de saúde e hospitais, farmácias, restaurantes entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Luiz Pereira, Faculdade de Tecnologia Senac - São Miguel

Graduado em Ciências Econômicas pela Univille - Universidade da Região de Joinville (2008), Mestre em Engenharia da Produção no Instituto Superior Tupy - IST SOCIESC (2012). Atua como Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia SENAC - São Miguel do Oeste/SC, é representante dos docentes na Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e preside o Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia Senac São Miguel do Oeste

Ademir José Zimmermann, Faculdade de Tecnologia Senac - São Miguel

Graduado em administração pela Unoesc. Mestre em Políticas Públicas pena Univali.

Referências

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA (ADEOSC). [2004]. Disponível em: <http://docplayer.com.br/6141329-Dtr-desenvolvimento-tecnologico-regional-adeosc-agencia-de-desenvolvimento-do-extremo-oeste-de-santa-catarina.html>. Acesso em: 01 nov. 2016.

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA (AMEOSC). [2014]. Disponível em: <http://www.ameosc.org.br/>. Acesso em: 10 jan. 2015.

ARTAVIA, Roberto. Dinámica de los “clusters”: una nueva inquietud de los gerentes. 2000. Disponível em: <http://biblos.uamerica.edu.co/cgi-bin/koha/opac-ISBDdetail.pl?biblionumber=579210>. Acesso em: 01 nov. 2016.

BENI, Mario Carlos.Turismo: interfaces, desafios e incertezas. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

BOULLÓN. R. Planejamento do Espaço Turístico. São Paulo: EDUSC, 2002.

COHEN, Erik. Who is a tourist? A conceptual clarification. The Sociological Review, v. 22 n. 4, p. 527-555, 1974.

PADILLA, Óscar de La Torre. El Turismo: fenómeno social. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1997.

PEARCE, Douglas. Geografia do Turismo: fluxos e regiões no mercado de viagens. São Paulo: Aleph, 2003.

PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

PORTER, Michael. Clusters e competitividade. HSM Management, São Paulo, p. 100-110, jun./ago. 1999.

RAMOS, Ricardo Gomes; LOPES, Wilza Gomes Reis. Proposta Metodológica de Avaliação Qualitativa de Corredores Turísticos: considerações sobre o trecho da rodovia BR 343 entre Teresina e o litoral do Piauí, Brasil. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 67-84, abr. 2013.

REJOWSKI, M. Turismo no Percurso do Tempo. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2002.

SANTA CATARINA TURISMO S/A (SANTUR). Mapa Ilustrativo de Santa Catarina. [2015]. Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/noticias/146-mapa-ilustrativo-de-santa-catarina>. Acesso em: 27 out. 2016.

SANTA CATARINA TURISMO S/A (SANTUR). Destinos. Disponível em: http://turismo.sc.gov.br/destinos/. Acesso em: 27 out. 2016.

SPADA, Anaize et al. Revisão Sobre Cluster Turístico com Foco no Destino Indutor Porto Alegre. In: Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 7., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012. p. 1-11.

SOUZA, Antonio Carlos de; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; OTANI, Nilo. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Edição Especial Meios de Hospedagem