Sistema de classificação dos meios de hospedagem no Brasil: categoria hotéis
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p43-50.435Palavras-chave:
Classificação. Critérios. Meios de Hospedagem.Resumo
Este artigo apresenta o sistema de classificação dos meios de hospedagem do Brasil, para os mais diversos tipos de meios de hospedagem, levando em consideração as exigências do Ministério do Turismo em função de determinados requisitos que podem classificar em uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas. Este trabalho teve por objetivo conhecer sobre os sistemas de classificação no mundo e mais detalhadamente do Brasil, focado no ramo da hotelaria. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica em diversas fontes do setor, onde os critérios de classificação se mostraram uniformes. Apresentou-se em forma de quadro compilado, os critérios de classificação dos meios de hospedagem no Brasil, comparando de forma direta cada um destes nas diferentes classificações. A partir destas, o cliente tem a possibilidadde de optar por um meio de hospedagem que contemple ou satisfaça suas necessidades em termos pessoais ou profissionais.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria n°100, de 16 de junho de 2011. Institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelece os critérios de classificação destes, cria o Conselho Técnico Nacional de Classificação de Meios de Hospedagem (CTClass) e dá outras providências. [2011]. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/legislacao/?p=175>. Acesso em: 04 jan. 2015.
CANDEIA, Débora Lorenzoni. Classificação dos Meios de Hospedagem: a validade para os empreendimentos. 2003. Monografia (especialização) – Universidade de Brasília, Brasília.
CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade: na perspectiva da gastronomia e da hotelaria. São Paulo: Saraiva, 2006.
CRUZ, Nina Amélia Chartuni Cabral da; FREITAS, André Luís Policani. Comparações entre sistemas utilizados para classificação de meios de hospedagem. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2009. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_WIC_092_627_13580.pdf>. Acesso em 04 jul. 2016. p. 1-15.
DUARTE, Valdir Vieira. Administração de sistemas hoteleiros: conceitos básicos 3. ed. São Paulo: Editora Senac, 2005.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem: Cartilha de orientação básica. [2010]. Disponível em:
<http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/ObterClassificacao>. Acesso em: 04 jan. 2015.
PETROCCHI, Mario. Hotelaria: Planejamento e Gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira; KADOTA, Décio Katsushigue. Economia do turismo. São Paulo: Aleph, 2012.
TELES, Reinaldo Miranda de Sá (Org.). Turismo e meio ambiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.