Projeto de estruturação terminológica para a área de turismo e hospitalidade: um tesauro de definições
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p35-42.428Palavras-chave:
Tesauro. Pesquisa. Definição. Hospedagem.Resumo
O presente artigo contém a apresentação dos diversos termos (definições) usados na área de turismo e hotelaria. No referencial teórico investiu-se no levantamento de uma pesquisa na área das terminologias. Considerou-se importante apresentar as diferenças entre definição, conceito e significado, optando-se, por constituir um tesauro de definições, especificando a estrutura terminológica técnico-científica compondo um corpus teórico comum nos meios de hospedagem, com o propósito de construir um tesauro próprio à utilização no PIC Senac. A pesquisa baseia-se em diversas fontes de informação escrita (livros, artigos, dicionários). O Tesauro não é um trabalho com um fim determinado. Ao contrário, a partir do momento que se edifica um Tesauro, o mesmo deve estar sempre atualizado pelo fato de os termos e os significados estarem em constante transformação.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 21. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ARRABAL, Alejandro K. Existe diferença entre definição e conceito? [2013]. Disponível em: <http://www.praticadapesquisa.com.br/2013/02/existe-diferenca-entre-definicao-e.html>. Acesso em: 16 abr. 2015.
BARROS, L. A. Curso básico de terminologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
BRAMONT, Pedro. Fuja das definições. Prefira os conceitos. [2010]. Disponível em: <http://webinsider.com.br/2010/04/17/fuja-das-definicoes-prefira-os-conceitos/#sthash.PFFPg6tN.dpuf>. Acesso em: 16 abr. 2015.
FACHIN, Odélia. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: EdUsp, 2008
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. [2007]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe>. Acesso em: 23 abr. 2015.
MOMM, Christiane F. O conhecimento científico em Turismo no Brasil: cursos de pós- graduação (stricto sensu) - período de 2000 a 2006. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
MOREIRA, Manoel P.; MOURA, Maria A. Construindo tesauros a partir de tesauros existentes: a experiência do TCI - Tesauro em Ciência da Informação. [2006]. Disponível em:
<http://www.dgz.org.br/ago06/Art_01.htm>. Acesso em: 16 abr. 2015.
REJOWSKI, Miriam. Subsídios para elaboração de um Tesauro Brasileiro de Turismo. [2011]. Disponível em: <http://www.turismoemanalise.org.br/turismoemanalise/article/view/247>. Acesso em: 23 abr. 2015
VIDOVIX, Sílvia. O Quê? What? Uot? - terminologias do turismo, hotelaria, aviação, A&B e afins. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.