A abordagem socioconstrutivista na gestão escolar: uma parceria para a construção do conhecimento – estudo de caso em uma instituição escolar em Recife/PE

Autores

  • Andrea Medeiros Souza Universidade Miguel de Cervantes em convênio com a FUNIBER/SC
  • Diego Jacob Kurtz UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n1.p47-59.339

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Conhecimento. Aprendizagem sócioconstrutivista. Educação.

Resumo

O presente artigo aborda o tema Gestão do Conhecimento e enfatiza a importância de suas práticas dentro de uma Instituição Escolar em Recife que utiliza a abordagem de ensino e aprendizagem socioconstrutivista. Por meio de estudo de caso, buscou-se criar indicadores para a criação de comunidade de prática da Instituição, que já trabalha elementos voltados para a Gestão do Conhecimento, a partir do aspecto de fazer uso do conhecimento tácito. Teve como objetivo verificar a situação atual da Instituição educativa e, a partir da análise dos dados coletados pela aplicação do método Organizational Knowledge Assessment, e as três dimensões (pessoas, processos e sistemas), revelar uma parceria para a construção do conhecimento. O resultado da pesquisa demonstrou que foi possível visualizar quais os pontos fortes e os fracos para a implantação de um plano de Gestão do Conhecimento, vinculada aos processos de trabalho. E que para a realização das atividades se faz necessário o comprometimento da alta gestão com o plano, ciente da importância da implantação de ferramentas da gestão do conhecimento não apenas no âmbito de suas práticas, mas no contexto educacional, atuando diretamente na condução do processo de diagnóstico junto aos colaboradores. Conclui-se que os resultados da pesquisa apresentam evidências consistentes das dimensões do conhecimento e orientações para o desenho do plano de Gestão do Conhecimento.

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Biografia do Autor

Andrea Medeiros Souza, Universidade Miguel de Cervantes em convênio com a FUNIBER/SC

Mestre em Direção Estratégica  pela Universidade Miguel de Cervantes em parceria com a Fundação Universitária Ibero- Americana (www.funiber.com) 2013. Especialista em Iniciativas Sociais (UFRJ) 2003. MBA Executivo em Gestão de Organizações Sociais (UFPE) 2000. Desenvolve atividades de Gestão de Conhecimento na organização e gestão educacional voltada para o terceiro setor.

Diego Jacob Kurtz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Estudante em nível de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento ( PPGEGC-UFSC) . Estudou Master em International Business - Wiesbaden Business School ( Winter Semester 2011). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) 2011. Atua como pesquisador do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br). (NGS/EGC-UFSC) participante como Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME . Desenvolve atividades relacionadas à area de Economia Verde, Gestão do Conhecimento, Redes Colaborativas, Capacidades Dinâmicas, Gestão de Projetos (conhecimento em PMBOK). Gestão por Processos e Supply Chain, com foco no desenvolvimento de Modelos de negócios inovadores para a criação de Valor Compartilhado. Coordena a área de Empresas Brasil na Fundação Universitária íbero Americana (www.funiber.org.br).

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Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

Artigos