Treinamento e desenvolvimento de pessoal: agregando valor às pessoas e à organização
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p106-120.337Palavras-chave:
Treinamento. Desenvolvimento. Conhecimento. Motivação. Corpo de Bombeiros Voluntários.Resumo
O artigo objetiva identificar as possibilidades de inclusão de pessoas através de treinamento e desenvolvimento, realizando-se estudo no Núcleo de Capacitação Continuada dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina. Desenvolveu-se pesquisa participante, através de entrevista não estruturada, com perguntas abertas, em uma corporação do Vale do Itajaí que abrange três municípios, nos quais passa a rodovia BR 470, que apresenta alto índice de acidentes de trânsito. O processo seletivo para bombeiros voluntários contou com 46 inscritos, dentre eles os irmãos “P”. Na primeira etapa da seleção o resultado apresentado pelos irmãos foi insatisfatório, mas por decisão do Núcleo de Capacitação Continuada ambos receberam a oportunidade de continuar considerando, não somente o desempenho, mas sua educação, simplicidade, humildade e motivação. No decorrer do treinamento observou-se a desenvoltura dos irmãos “P”, sendo notória a aplicação dos conhecimentos no cotidiano, com autonomia, visão de futuro e discernimento em tomar decisões. Ao término do curso os irmãos P foram os únicos que apresentaram 100% de frequência e, considerando suas dificuldades iniciais, destacaram-se no programa, sendo aprovados com mérito. Ambos optaram em tirar plantão voluntário na corporação aos domingos com escala fixa. Observa-se uma vivência singular ocorrida num treinamento para bombeiros voluntários e as várias facetas do desenvolvimento humano, considerando a decisão do querer aprender, a motivação; influência do contexto, conhecimento; o espírito de equipe e, sobretudo o valor da dignidade humana, que sobressai, sem estrelismo, mas diante dos aspectos mais singelos, como a cordialidade e o desejo de fazer o bem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.