O uso do endomarketing pelas empresas de São Miguel do Oeste-SC

Autores

  • Josiane Romancini Faculdade de Tecnologia Senac São Miguel do Oeste - SC
  • Sandra Regina Walginski

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n1.p108-118.33

Palavras-chave:

Endomarketing. Motivação. Comunicação Interna

Resumo

Endomarketing ou marketing interno são ações de Marketing voltadas para o público interno das empresas. O artigo que se apresenta a seguir foi baseado em uma pesquisa de campo financiada pelo Projeto PIC SENAC realizada na cidade de São Miguel do Oeste/SC, no ano de 2010, onde, em um primeiro momento, pesquisou-se os gestores das empresas que eram associados à Câmara de Dirigentes Lojistas naquele ano. Com os rumos daquela pesquisa, buscou-se, no ano de 2011, trabalhar uma segunda etapa, desta vez, pesquisando os funcionários das empresas cadastradas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da mesma cidade. Os pesquisadores procuraram identificar o grau de uso de algumas ferramentas do Endomarketing nas empresas da referida cidade, na visão dos funcionários. Neste estudo, trabalhamos com pesquisa bibliográfica e exploratória. A partir deste estudo, buscamos cruzar alguns dados a fim de diagnosticar se realmente as informações apresentadas pelos gestores no ano de 2010 condiziam com a visão dos funcionários na etapa de 2011. Percebemos com esta pesquisa que o uso de algumas ferramentas do endomarketing por parte das empresas de São Miguel do Oeste ainda é pequeno. Também constatamos, ao longo deste estudo, que trabalhar o capital humano dentro das organizações trará resultados positivos para elas, pois, quando os funcionários estão motivados, certamente seus trabalhos refletem no público externo (consumidores) das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Romancini, Faculdade de Tecnologia Senac São Miguel do Oeste - SC

Bacharel e Mestre em Turismo e Hotelaria - Ciências Sociais Aplicadas.

MBA em Administração e Marketing e Especilização em Gestão do Varejo- Ciências Sociais Aplicadas

Sandra Regina Walginski

Aluna bolsista PIC SENAC do curso de Gestão Comercial da Faculdade Senac de São Miguel do Oeste/SC.

Publicado

2012-03-30

Edição

Seção

Relatos de pesquisa