A gestão de processos na análise das atividades de seleções públicas simplificadas: estudo de caso em uma prefeitura
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p06-19.324Palavras-chave:
Gestão de Processos. Fluxos de Informação. Processo Seletivo Simplificado.Resumo
Apresenta um estudo de caso, cujo objetivo foi mapear e analisar processos organizacionais na perspectiva de tornar o serviço público mais ágil, eficiente e focado no usuário. O objeto de estudo foi o processo das seleções públicas simplificadas realizadas por uma Prefeitura, observado segundo a teoria do fluxo de informação. A coleta dos dados combinou observações diretas e o acompanhamento do processo durante o período de outubro a novembro de 2014, e para a representação do fluxo e a descrição dos seus elementos utilizou-se o aplicativo Bizagi Modeler. Os processos seletivos simplificados foram redimensionados em níveis de desempenho e o estudo apontou que é possível decidir com mais objetividade no que se refere à sequência de atividades, à distribuição do trabalho e à previsão do tempo de sua execução.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS (ABPMP). BPM CBOK V3.0: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. Brasil: ABPMP, 2013.
ASSUNÇÃO, Maria Aparecida de; MENDES, Paule Jeanne Vieira. Mudança e gestão de processo em organização pública. In: Congresso Internacional Del CLAD sobre La Reforma Del Estado y de La Administración Pública, 5., 2000, Santo Domingo. Anais do V Congresso Internacional Del CLAD sobre La Reforma Del Estado y de La Administración Pública. Santo Domingo: CLAD, 2000. p. 01-14.
BARRETO, Aldo de Albuquerque. Os destinos da ciência da informação: entre o cristal e a chama. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, n. 0, dez. 1999.
BIAZZI, Monica Rottmann de. Instituições públicas de ensino superior: estudo de casos de aperfeiçoamento de processos administrativos. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
DAVENPORT, Thomas Hayes. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da Tecnologia da Informação. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
DENHARDT, Robert B. Teoria Geral da Administração Pública. 5. ed. Tradução de Francisco Heidemann. Florianópolis: ESAG/UDESC, 2008.
FERREIRA, Tereza Evâny de Lima Rênor; PERUCCHI, Valmira. Gestão e o Fluxo da Informação nas Organizações: A Informação no Contexto Organizacional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, n. 2, p. 446-463, jul./dez., 2011.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Cadernos Rumo à Excelência: Processos. São Paulo: FNQ, 2008.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 1, p. 6-19, jan./mar. 2000.
HARRINGTON, James. Aperfeiçoando Processos Empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.
HRONEC, Steven. Sinais Vitais: usando medidas do desempenho da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro de sua empresa. São Paulo: Makron Books, 1994.
KO, Ryan; LEE, Stephen; LEE, Eng Wah. Business process management (BPM) standards: a survey. Business Process Management Journal, v. 15, n. 5, p. 744-791, 2009.
MCGEE, James; PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
OLIVEIRA, Saulo Barbará de. Gestão por processos: Fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9000:2000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
OSBORNE, David; GAEBLER, Ted. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. Brasília: MH Comunicação, 1994.
PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
RUMMLER, Geary; BRACHE, Alan. Melhores Desempenhos das Empresas: uma abordagem prática para transformar as organizações através da reengenharia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
SARAIVA, L. A. S. Cultura organizacional em ambiente burocrático. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 187-207, 2002.
SILVA, Carlos Eduardo de Souza e. Autonomia de gestão e concorrência: em busca de novas formas de gestão do setor público em um contexto pós-fordista. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 211-228, out./dez. 1994.
SOUZA, Solange Evangelista de. Um estudo de caso para estabelecer a estrutura de informação associada à competitividade do negócio de uma empresa atuante no mercado de trânsito. 2003. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
TRKMAN, Peter. The Critical Success Factors of Business Process Management. International Journal of Information Management, v. 30, p. 125-134, 2010.
VITAL, Luciane Paula; FLORIANI, Vivian Mengarda; VARVAKIS, Gregório. Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão. Informação & Informação, Londrina, n. 1, p. 85-103, jan./jun. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.