Os benefícios extrassalariais no âmbito da remuneração: um diagnóstico da prática empresarial em um município do interior do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p79-92.320Palavras-chave:
Salários. Benefícios. Remuneração. Salário mínimo.Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o uso de benefícios extrassalariais como estratégia de complementação da remuneração. Estudando autores que tratam das políticas salariais moldadas no âmbito do sistema capitalista de produção, faz-se uma retrospectiva da utilização dos benefícios como forma de recompensa aos trabalhadores. A perda do poder de compra do salário mínimo, desde a sua implementação no Brasil, também é percebida como indutora de novas formas de remuneração e, consequentemente, de benefícios. Os dados de uma pesquisa de campo junto a empresas instaladas em um município de porte médio localizado no interior do Paraná, permitiu a comparação com os resultados de outro levantamento, feito por uma empresa de consultoria em âmbito nacional. Desse cotejamento foi possível uma análise dos benefícios praticados na região pesquisada e da importância deles para os trabalhadores dessas empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.