Os benefícios extrassalariais no âmbito da remuneração: um diagnóstico da prática empresarial em um município do interior do estado do Paraná

Autores

  • Márcio Luiz Bernardim UNICENTRO, PR.
  • Joceliane Antunes Araújo UNICENTRO, PR.

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p79-92.320

Palavras-chave:

Salários. Benefícios. Remuneração. Salário mínimo.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o uso de benefícios extrassalariais como estratégia de complementação da remuneração. Estudando autores que tratam das políticas salariais moldadas no âmbito do sistema capitalista de produção, faz-se uma retrospectiva da utilização dos benefícios como forma de recompensa aos trabalhadores. A perda do poder de compra do salário mínimo, desde a sua implementação no Brasil, também é percebida como indutora de novas formas de remuneração e, consequentemente, de benefícios. Os dados de uma pesquisa de campo junto a empresas instaladas em um município de porte médio localizado no interior do Paraná, permitiu a comparação com os resultados de outro levantamento, feito por uma empresa de consultoria em âmbito nacional. Desse cotejamento foi possível uma análise dos benefícios praticados na região pesquisada e da importância deles para os trabalhadores dessas empresas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Bernardim, UNICENTRO, PR.

Professor do Dep. de Administração da UNICENTRO; graduado em C. Contábeis, Administração e Letras-Anglo. Mestre e doutor em Educação e doutor em Ciências Empresariales, B.A. - Argentina.

Joceliane Antunes Araújo, UNICENTRO, PR.

Graduada em Administração e Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Organizações pela UNICENTRO, PR.

Downloads

Publicado

2016-04-14

Edição

Seção

Artigos