Consumidor de livros – variáveis determinantes do perfil do comportamento de compra no varejo on-line

Autores

  • Maria do Carmo Romeiro USCS – Universidade de São Caetano do Sul
  • Leandro Campi Prearo USCS - Universidade de São Caetano do Sul
  • Mário Duarte dos Santos Machado USCS - Universidade de São Caetano do Sul
  • Lidiane Campos Britto USCS - Universidade de São Caetano do Sul
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro USCS - Universidade de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n3.p136-148.311

Palavras-chave:

Varejo on-line. Comportamento de compra. Consumidor de livros.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar variáveis que mais diferenciam o perfil do comportamento de compra do consumidor de livros no varejo on-line. Para tanto, além da revisão da literatura que destaca o ambiente de mudanças rápidas no varejo, no qual a tecnologia da informação vem ganhando mais importância no relacionamento entre os consumidores e varejistas, foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa com cem consumidores de livros na cidade de São Paulo. O modelo de análise dos dados baseou-se na técnica de regressão logística binária. As análises indicaram que, do grupo de variáveis utilizadas na pesquisa, duas delas – quantidade de livros lidos no último ano e utilização do celular para acessar a internet – podem ser determinantes do comportamento do consumidor e orientadoras da decisão de compra de livros nas lojas on-line. Os resultados podem servir de base para novos estudos e simulações que contribuam para ampliar o conhecimento sobre os consumidores, cada vez mais conectados, e orientar os varejistas a entender e atender melhor as necessidades desses consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Romeiro, USCS – Universidade de São Caetano do Sul

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração – PPGA - Mestrado e Doutorado – da USCS – Universidade de São Caetano do Sul

Leandro Campi Prearo, USCS - Universidade de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração – PPGA - Mestrado e Doutorado – da USCS – Universidade de São Caetano do Sul

Mário Duarte dos Santos Machado, USCS - Universidade de São Caetano do Sul

Professor, palestrante e consultor em assuntos de varejo e logística, engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia MAUÁ, pós graduado em administração pela GV, MBA executivo internacional pela FIA/USP, especializações em logística, finanças e varejo e mestrando em administração do PPGA da USCS - Univresidade de São Caetano do Sul. Atuou profissionalmente nas empresas Grupo Pão de Açúcar, Etna, Magazine Mappin, Grupo Abril e Shell Brasil Petróleo.

 

Lidiane Campos Britto, USCS - Universidade de São Caetano do Sul

Mestrado em Comunicação e Doutoranda em Administração do PPGA da Universidade de São Caetano do Sul.

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, USCS - Universidade de São Caetano do Sul

Mestrado em Administração. Doutorando em Administração do PPGA da Universidade de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Artigos