Análise de potenciais arranjos produtivos locais de cerâmica e desenvolvimento local: uma aplicação do índice de concentração normalizado

Autores

  • Keila Regina Mota Negrão UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • Sérgio Castro Gomes UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • Eugenia Rosa Cabral UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • Mário César dos Santos Carvalho UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n4.p06-20.272

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local. Desenvolvimento Local. Índice de Concentração Normalizado.

Resumo

Este artigo aborda os Arranjos Produtivos Locais (APLs) como forma de concentração de empresas e sua relação como o desenvolvimento local. Questiona-se em que medida a formação de APLs contribui para o desenvolvimento local? O aporte teórico apresenta a importância das concentrações de empresas, suas classificações, características particulares e relação com o desenvolvimento local. Tem como objetivo identificar locais com maior potencial para formação de APL de cerâmica, no estado do Pará e sua relevância para o desenvolvimento local. Para identificação dos APLs foi utilizado, o Índice de Concentração Normalizado (ICN), obtido a partir da aplicação da técnica estatística multivariada de componentes principais. O estudo identificou que nove municípios possuem forte potencial para formação de APL cerâmico, representando 74% do ICN do Estado na atividade, o que pode contribuir com o desenvolvimento local.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Regina Mota Negrão, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Mestranda em Administração, pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Especialista em Educação a Distância, com Ênfase na Docência e na Tutoria em EAD pela PUC/RS. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ideal - FACI. Bolsista de Aperfeiçoamento pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Socioeconomia - UNAMA. Integrante do Grupo de Pesquisa do Projeto: Modelo Estratégico de Organização Logística e de Otimização da Rede de Transporte em áreas de influência do Setor Mineral no Estado do Pará.

Sérgio Castro Gomes, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2003) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007).

Atuação profissional: Professor titular pós-stricto sensu da Universidade da Amazônia (UNAMA), integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD), da UNAMA, com atuação nos cursos de mestrado e doutorado. Técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP. Tem experiência profissional na área de Economia, com ênfase em Estatística Socioeconômica. Desenvolve Pesquisas na área das Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente em Política e Planejamento Governamentais, Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Economia Agrária e dos Recursos Naturais, com ênfase nos seguintes temas: indicadores sociais, econômicos e ambientais, demografia, competitividade, logística, capital social e capital humano.

Eugenia Rosa Cabral, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1989), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora titular, pós-stricto sensu da Universidade da Amazônia, integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Unama, com atuação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Amazônia. Membro do Conselho Editorial das revistas Amazônia Organizações e Sustentabilidade (AOS), Política & Sociedade (PPGCP / UFSCT) e Crítica e Sociedade (PPGCS da Universidade Federal de Uberlândia). Tem experiência na área da Política, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão de política pública, regulação ambiental, responsabilidade social e ambiental, gestão ambiental.

Mário César dos Santos Carvalho, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Formação Acadêmica: Graduado em Administração pela UFPA (2003), especialista em Marketing pela UNAMA (2006), especialista em Educação a Distância pelo SENAC-RS (2009), mestre em Administração, com ênfase em recursos humanos, pelo PPGA/UFRGS (2009), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Unama (2014- ...).

 

Atuação profissional: Desde 2007 atua como docente e pesquisador em cursos de graduação e de pós-graduação, presenciais e a distância, na área de administração. É pesquisador do grupo de pesquisa NAVi (Núcleo de Aprendizagem Virtual) e também um dos pesquisadores do Projeto de Iniciação Científica da FCAT, na área de Aprendizagem e Competências. Possui trabalhos publicados em congressos e periódicos vinculados à área de Ciências Sociais Aplicadas. É coordenador tecnológico do NIED (Núcleo de Inovação Educacional) da FCAT (Faculdade de Castanhal), onde também atua como professor no curso de Bacharelado em Administração.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Edição

Seção

Artigos