Os princípios do cooperativismo e o trabalho em equipe em cooperativas de Garibaldi-RS
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n4.p34-45.265Palavras-chave:
Cooperativismo. Trabalho em equipe. Integração.Resumo
O objetivo deste artigo é verificar se as cooperativas de Garibaldi seguem os princípios do cooperativismo. Para atingir esse objetivo, buscou-se conhecer o histórico de desenvolvimento das cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, dimensionar os benefícios e as dificuldades relacionados ao trabalho em equipe em cooperativas e conhecer os aspectos relacionados ao trabalho dos líderes nas organizações cooperativadas. A pesquisa de campo ocorreu em cooperativas de Garibaldi, e para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, onde as informações foram obtidas com os líderes das cooperativas analisadas. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista semiestruturada, por meio de um roteiro prévio de entrevista, e análise bibliográfica sobre o tema. Após interpretação e análise das informações coletadas, pôde-se verificar que as cooperativas em estudo seguem os princípios do cooperativismo e que o trabalho em equipe é de grande importância para elas, pois melhora o desempenho dos integrantes da equipe, beneficia cooperados e clientes, e ainda aprimora os resultados da organização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.