A importância do conhecimento organizacional para o processo de inovação no modelo de negócio

Autores

  • Heron Jader Trierveiler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denilson Sell Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n1.p113-126.240

Palavras-chave:

conhecimento, repositório de conhecimento, gestão do conhecimento, modelo de negócio, inovação.

Resumo

O presente trabalho explora a relação entre conhecimento organizacional e inovação no modelo de negócio. Mais precisamente, sugere que as organizações que decidem inovar em seus modelos de negócio podem se beneficiar se considerarem o conhecimento que armazenam em seus repositórios como um insumo importante para o processo de inovação. Um mapeamento bibliométrico permitiu que os autores identificassem os artigos mais relevantes que tratam dos dois temas centrais da pesquisa. Como resultado da análise desses trabalhos, são listados e detalhados seis fatores que potencializam as chances de sucesso das iniciativas de inovação no modelo de negócio. Não por coincidência, cinco deles têm relação direta com o conhecimento organizacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heron Jader Trierveiler, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina

Denilson Sell, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pòs-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e do departamento de Administração Pública da UDESC.

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pòs-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Downloads

Publicado

2014-12-26

Edição

Seção

Artigos