Subsidiária de TI como alternativa estratégica para economia dos custos de transação: estudo de caso em um grupo financeiro multinacional

Autores

  • Thálita Anny Estefanuto Orsiolli Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rodrigo Luiz Morais-da-Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcia Ramos May Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n4.p21-33.237

Palavras-chave:

Grupo financeiro. Subsidiária de TI. Economia dos custos de transação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como uma subsidiária de Tecnologia da Informação (TI) pode contribuir para a economia dos custos de transação de um grupo financeiro multinacional.  Para melhor compreender essa relação e identificar se há ou não economia nos custos de transação, foi feito um estudo de caso com a intenção de buscar evidências das cinco dimensões da teoria dos custos de transação: oportunismo, racionalidade limitada, incerteza, especificidade de ativos e frequência da transação. Os dados utilizados para a pesquisa foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com funcionários das duas empresas de um grupo financeiro multinacional. Os resultados demonstram que a capacidade de centralização das informações, com o intuito de desenvolver competências para inovar ou para a customização dos serviços prestados pela empresa mãe, foi um dos fatores que motivaram a manutenção de uma estrutura própria de TI. Além disso, em virtude dos pressupostos comportamentais, das características das transações e dos ativos envolvidos, manter a estrutura de TI integrada na dimensão hierárquica, na forma de uma subsidiária, pode garantir à organização principal economia nos custos de transação. Os resultados deste estudo ratificam os princípios sobre a Teoria dos Custos de Transação.

 

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Biografia do Autor

Thálita Anny Estefanuto Orsiolli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Administração da Universidade Federal do Paraná, graduada em Administração pela Faculdade Mater Dei. Interesses de pesquisa em: inovação, inovação tecnológica, cooperação universidade-empresa e sustentabilidade.

Rodrigo Luiz Morais-da-Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná e graduado em Administração pela FAE Centro Universitário do Paraná. Interesses de pesquisa em: inovação, inovação tecnológica e sustentabilidade.

Marcia Ramos May, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Visiting Scholar na University of Southern California. Atua em temas relacionados a inovação tecnológica, estratégias de inovação, modelos de negócio, tecnologia da informação e práticas de sustentabilidade

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Publicado

2015-10-06

Edição

Seção

Artigos