Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook

Autores

  • Felipe Ribeiro Soares Faculdade Pitágoras (BH-MG)
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração (CEPEAD) Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n3.p42-59.228

Palavras-chave:

Marketing digital. Marketing de relacionamento. Mídias sociais. Facebook.

Resumo

As transformações deflagradas pela internet, permitindo a aproximação de clientes e fornecedores, têm gerado crescentes reflexões acadêmicas e empresariais que culminam na proposição do uso de mídias sociais como ferramentas de marketing. Nesse sentido, este estudo buscou verificar o impacto das ações realizadas pela organização nas redes sociais relativamente às interações e ao engajamento de usuários, e seus reflexos para o crescimento da popularidade da marca no ambiente virtual. Tomando como unidade de análise a página da Fiat (Brasil) no Facebook, perfazendo um corte longitudinal por 53 semanas, pôde-se concluir que as interações do administrador da página da empresa e o engajamento dos usuários promovem o crescimento de popularidade e engajamento da marca no ambiente virtual. Dessa maneira, as organizações precisam entender como suas ações nas redes sociais estão ecoando, apresentando indícios de quais tipos de conteúdos, horários e dias da semana da publicação determinaram maior crescimento da página do Facebook analisada.

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Biografia do Autor

Felipe Ribeiro Soares, Faculdade Pitágoras (BH-MG)

Mestre em administração pela Universidade FUMEC. Atua na área de gestão da tecnologia de informação, em especial, no gerenciamento de redes sociais, na Universidade FUMEC. Também atua como docente nesta área.

Plínio Rafael Reis Monteiro, Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração (CEPEAD) Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração, com ênfase mercadologia e administração estratégica, tem experiência como Professor e Consultor na área de Análise e Pesquisa de Mercado. Participa como colaborador no Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor (NECC UFMG), Núcleo de consultoria, treinamento e pesquisa em Marketing e Estratégia (NUME UFMG), Núcleo de Internacionalização (Fundação Dom Cabral) e Núcleo de Gestão de Mercados (GEM Fundação Dom Cabral). Tem experiência profissional e docente nas áreas de Estatística Aplicada, Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing, com ênfase em Metodologia Científica e Análise de Dados. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 53 trabalhos em eventos. Já foi agraciado com o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005) e indicado ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atuou como Professor da Universidade FUMEC, integrando o corpo docente dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração - (linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing), Coordenador do Curso de Certificação MBA e Assessor da Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização - MBA. Atualmente ocupa o cargo de professor Adjunto A, dedicação exclusiva, no Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, atuando na linha de administração mercadológica.

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Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Artigos