Previsibilidade em fusões e aquisições no Brasil: uma análise comparativa com algoritmos de Machine Learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2158

Resumo

As operações de Fusões e Aquisições (F&A) são estratégias corporativas de alto impacto, porém marcadas por incertezas quanto à sua conclusão. Diante da carência de estudos empíricos com foco em predição no Brasil, este trabalho objetiva desenvolver e comparar modelos de machine learning para prever o sucesso de transações de F&A no mercado brasileiro. A pesquisa utiliza um banco de dados da Thomson Reuters SDC com 6.697 operações anunciadas entre 2000 e 2016. Foram aplicados e avaliados quatro algoritmos distintos: regressão logística com e sem penalização, redes neurais e random forest. A performance foi mensurada pela área sob a curva ROC (AUC). Todos os modelos demonstraram capacidade preditiva (AUC ≈ 0.70), com as redes neurais apresentando o maior poder discriminatório (AUC = 0.7416). O estudo contribui para a literatura ao demonstrar a viabilidade da aplicação de técnicas de inteligência artificial na análise de F&A em mercados emergentes, oferecendo um método quantitativo que pode aprimorar a tomada de decisão estratégica e a gestão de riscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimilson Costa Lucas, Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGCFTG) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Departamento de Ciências Atuariais da UNIFESP (EPPEN). Doutor em Finanças pela FGV/EAESP, Mestre em Estatística pela UNICAMP, MBA em Finanças pela FGV e Bacharel em Matemática pela UFU.

Márcio Quadro Lopes dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGCFTG)

Doutor em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Danilo Braun Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPPEN)

Doutor em Finanças pela FGV, Mestre em Matemática Aplicada pela USP e Bacharel em Matemática pela USP. Professor do Departamento de Ciências Atuariais da UNIFESP/EPPEN.

Thiago Henriques Fernandes, Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGCFTG)

Doutorando em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vinícius Augusto Brunassi Silva, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) - Programa de Mestrado Profissional em Administração – Finanças.

Doutor e Mestre em Finanças pela FGV. Professor e pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Administração na FECAP.

Downloads

Publicado

2025-10-16

Edição

Seção

Artigos