Previsão de potência solar utilizando métodos de simulação de Monte Carlo, K-Means e SVM: Um estudo de caso na região metropolitana de Vitória-ES
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2116Resumo
O estudo apresenta uma abordagem para prever a potência gerada por sistemas fotovoltaicos, levando em conta a variabilidade da cobertura de nuvens. Utilizando uma combinação de Simulação de Monte Carlo e o método de agrupamento K-Means e previsões com a ferramenta SVM foram analisados dados de radiação solar na região metropolitana de Vitória-ES. Os modelos mostraram serem eficazes, gerando previsões precisas com baixos índices de erro, mesmo em condições climáticas variadas. Os resultados evidenciam que o uso de dados reais e a segmentação adequada dos cenários meteorológicos permitem compreender melhor como a variação da radiação solar afeta a geração de energia. Essa abordagem pode contribuir significativamente para o planejamento e a otimização da energia solar, destacando-se a necessidade de estudos futuros que integrem novas técnicas de aprendizado de máquina para aprimorar ainda mais as previsões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caroline Tedesco Santos, Ivaniel Fôro Maia, Augusto César Rueda Medina, Jussara Farias Fardin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.