Construção do posicionamento de nova marca de moda para a plataforma Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2109

Resumo

Este artigo tem por objetivo construir o posicionamento da marca de moda feminina Rohana na plataforma Instagram. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre branding, posicionamento e marketing digital, além da coleta de dados secundários sobre a marca e concorrentes. Na etapa empírica, aplicou-se uma pesquisa quantitativa com amostra não probabilística por conveniência, composta por 143 consumidoras de moda feminina entre 12 e 41 anos. O questionário estruturado contou com 21 perguntas, incluindo escalas nominais, categóricas e Likert, validado em pré-teste. A análise dos dados foi realizada no Google Sheets e software Jamovi. Os resultados revelaram diferenças entre o posicionamento desejado e a imagem percebida das marcas concorrentes, evidenciando oportunidades para diferenciação de novas marcas. O posicionamento da Rohana combina benefícios emocionais (empoderamento) e funcionais (conforto) de forma integrada e distintiva. Conclui-se que marcas emergentes podem explorar lacunas existentes para se diferenciar no ambiente digital, desde que sustentem sua identidade com coerência e consistência comunicacional.

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Biografia do Autor

Isadora Schiefler, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda em Design.

Paulo Kazuhiro Izumi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração pela ESPM, mestre em Administração pela PUC e graduado em Comunicação Social Publicidade, com concentração em Marketing, pela ESPM. Professor nos cursos de Administração e Engenharia de Produção da ESEG e nos cursos superiores de Tecnologia em Marketing, Gestão de Negócios e Inovação e Gestão Comercial na FATEC, além de orientador de projetos do MBA USP ESALQ. Diretor da Inobeshion Gakko Aprendizagem para a Inovação, onde atua como consultor e facilitador em inovação, estratégia e design de negócios. Possui experiência em abordagens integradas como Design Thinking, Lean Startup, Design de Serviços e Modelagem de Negócios, além de vivência corporativa em marketing estratégico, transformação empresarial e consultoria organizacional.

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Publicado

2025-12-16

Edição

Seção

Artigos