Solução de Business Intelligence para automação e melhoria na análise de dados de manutenção de uma máquina de envase em uma indústria na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v18.2099Resumo
A gestão da manutenção industrial contribui para a sustentabilidade empresarial ao garantir confiabilidade, segurança e qualidade dos produtos, além de reduzir custos e melhorar a produtividade. Para tal, o monitoramento contínuo das condições das máquinas se destaca como uma prática importante, fornecendo informações para a tomada de decisões embasadas em dados. Este artigo teve como objetivo implementar um sistema de BI, utilizando o Microsoft Power BI, para aprimorar a análise de dados de manutenção em uma indústria alimentícia da Amazônia brasileira e apoiar a tomada de decisões estratégicas. A pesquisa incluiu o diagnóstico do processo de análise anterior, coleta e tratamento de dados, desenvolvimento de um sistema analítico com atualizações automáticas e treinamento dos usuários finais. Como resultado, foi elaborado um dashboard gerencial com análises estratégicas e indicadores técnicos de manutenção, destinados a apoiar a tomada de decisão. A automação dos dados possibilitou uma redução de 99,9% no tempo gasto para a estruturação de relatórios, em comparação com o método anterior, além de minimizar as atividades manuais. As análises fornecidas pelo sistema analítico de BI permitiram a elaboração e implantação de um plano de trabalho voltado para melhorias no setor de manutenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Marcos Araújo de Araújo, Vitor William Batista Martins , Luis Claudio Bernardo Moura, Alan Marcel Fernandes de Souza, Emanuel Negrão Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.


