Avaliação da criticidade de peças de reposição no setor ferroviário utilizando análise multicritério
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2074Resumo
A gestão de estoques de peças de reposição é uma atividade complexa na manutenção devido à demanda esporádica, períodos prolongados sem demanda, longos prazos de entrega por importação e altos custos. A falta desses itens pode paralisar equipamentos e processos essenciais, enquanto mantê-los em estoque implica em custos elevados de manutenção. Nesse contexto, este trabalho visa propor uma abordagem sistemática baseada no método de Análise Hierárquica de Processos (AHP) para avaliar a criticidade de peças de reposição em uma empresa ferroviária, buscando otimizar a gestão de estoques e aprimorar a confiabilidade operacional. Foram analisados 24 itens de reposição utilizando critérios como qualidade, segurança, criticidade do ativo e tempo de entrega. Os dados foram obtidos do sistema SAP-PM e complementados com informações de especialistas. A classificação VED foi aplicada, seguida de uma reclassificação ABC com base nos pesos definidos pelo método AHP. Dos itens analisados, 67% tiveram sua classificação alterada, refletindo maior alinhamento com as prioridades operacionais. Itens inicialmente classificados como críticos foram rebaixados devido à baixa relevância em critérios-chave, enquanto outros foram promovidos por sua importância operacional. A nova classificação demonstrou potencial para otimizar recursos e reduzir a escassez de materiais críticos, aumentando a confiabilidade dos ativos. A aplicação do AHP provou ser eficaz na gestão de estoques, permitindo ajustes contínuos e promovendo melhorias operacionais. A abordagem proposta se mostrou efetiva para a empresa estudada, além de fornecer uma base para estudos futuros que avaliem sua aplicabilidade em outros contextos ou em conjuntos de itens mais amplos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabella Alves Cavalcanti, Felipe Guilherme Oliveira-Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.


