Leio, logo posto? Percepções sobre consumo e engajamento nas comunidades literárias em redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2072Resumo
As redes sociais propiciaram que pessoas com interesses em comum se conectassem em ambientes virtuais. Assim, as comunidades literárias on-line reúnem leitores que buscam promover o compartilhamento e o diálogo dentro de plataformas como Instagram e TikTok, incentivando o hábito da leitura. O objetivo geral deste trabalho foi compreender as percepções do leitor de livros físicos e digitais sobre o consumo e engajamento nas comunidades literárias presentes nas redes sociais. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com 19 leitores de livros de ficção ativos em comunidades literárias. A partir das análises, identificou-se que os principais motivadores para o consumo estavam relacionados a aspectos estéticos e técnicos do livro, bem como a aspectos sociais, advindos principalmente de indicações e discussões na comunidade. Além disso, foi possível perceber a grande influência das redes sociais, bem como dos produtores de conteúdo para promover a interação e o engajamento das comunidades literárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuelle Silva de Oliveira, Ana Paula Kieling, Matheus Lucas de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.


