Melhoria de processos no setor público: o caso de uma secretaria municipal de infraestrutura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2057

Resumo

Na administração pública, o gerenciamento de processos enfrenta desafios específicos, como a burocracia e a morosidade. O gerenciamento de processos de negócios, pode ser utilizada para melhorar esse cenário, contribuindo para atender aos princípios de eficiência e qualidade estabelecidos pela Constituição Federal. Assim, este estudo teve como objetivo modelar os principais processos de negócio que compõem a estrutura da secretaria municipal de infraestrutura de Itarema-CE. Para isso, conduziu-se um estudo de caso no qual foram identificados dois processos essenciais: manutenção da iluminação pública e coleta do lixo urbano domiciliar, que foram modelados de acordo com seu funcionamento atual (as-is). A partir de análises realizadas através de consultas feitas aos envolvidos no processo, buscas em literatura e questionários aplicados à população, foram identificadas oportunidades de melhoria, resultando em um novo mapeamento da realidade transformada (to-be). As proposições de melhoria feitas são embasadas na automação de processos e no atendimento às mudanças nas legislações estaduais e federais. Espera-se que as recomendações apresentadas possam ser implementadas pela secretaria, beneficiando o poder público e os cidadãos. Sugere-se como trabalhos futuros a finalização deste ciclo de melhorias, bem como um novo ciclo para analisar os processos frente à nova Lei de Licitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Maíra Araújo dos Santos, Tudo Serviços S.A.

Mércia Maíra Araújo dos Santos é Bacharela em Engenharia de Produção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é agente de operações III - processos e qualidade, na Tudo Serviços S.A. em Fortaleza-CE.

Danilo Gonçalves Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Quixadá Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior em Engenharia da Produção Civil.  Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba, 2017. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educamais. Graduado em Administração, pela Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

Maria Lucicléia Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestra em Energias Renováveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2023), Especialista em Avaliação e Perícia de Imóveis Urbanos pela UNIP (2011), Especialista em Economia e Gestão de Empresas pela UERN (2004), Tecnóloga em Gestão Pública pelo IFRN (2020) e Engenheira Civil pela UFRN (2000). Sua primeira experiência profissional foi como Secretária de Habitação e Infraestrutura no município de Assú/RN, posteriormente foi professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN, atuando nos cursos de Saneamento e Construção Predial, também exerceu o cargo de engenheira civil em algumas empresas nacionais e internacionais. Atualmente é Professora Efetiva do IFCE, Campus Quixadá/CE, sendo titular de disciplinas ligadas ao eixo da Construção Civil.

Sheila Dárcia Diógenes de Freitas, Flow Consulting

Sheila é Engenheira de Produção Civil, graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Quixadá. Atualmente é Consultora de Negócios Jr. na Flow Consulting em Fortaleza-CE.

Caio Augusto Nunes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2018).

Downloads

Publicado

2025-06-12

Edição

Seção

Artigos