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 = O papel da Tecnologia de Informação nas formas de receita= dos jornais tradicionais

The role of Information Technology in the revenue streams of traditional newspapers

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Tarcísio José Beceveli Júnior = https://orcid.org/0009-0003-0957-1256  

Mestre em Gestão para a Competitividade. Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) – Brasil. tarcisio.beceveli@hotmail.com

Alberto Luiz Albertin<= o:p>

https://orcid.org/0000-0002-4851 -0961 =

Doutor em Administraçã= o. Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) – Brasil. albertin@fgv.br

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RESUMO

Empresas brasileiras de jornais impressos enfrentam desafios com a diminuição na circulação, migração para meios digitais e mudança no comportamento dos leitores, levando ao encerramento de algumas operações. No entanto, iniciativas usando Tecnologia da Informação (TI) buscam criar font= es alternativas de receita, mantendo a viabilidade econômica e a sustentabilidade dos negóc= ios dos jornais tradicionais. O objetivo deste trabalho foi identificar o papel= de TI nas formas de receita em uma grande empresa do setor. Os resultados indi= cam que a TI tem um papel fundamental para a sustentação e adaptação do negócio= pré-digital em declínio dos jornais, viabilizando o desenvolvimento do novo modelo de negócio deles. O estudo contribui para a teoria com a união das teorias sobre o uso de TI e transformação dos jornais tradicionais, e para a prática como um instrumento para os tomadores de decisão.

Palavras-chave: mídia impressa; tecnologia de informação; inovação digital; novas formas de receita

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ABSTRACT

Brazilian print newspaper companies face challe= nges such as declining circulation, a shift to digital platforms, and changes in reader behavior, leading to the closure of some operations. However, initiatives utilizing Information Technology (IT) aim to create alternative= s revenue sources, maintaining the economic viability and sustainability of tradition= al newspaper businesses. The objective of this study was to identify the role = of IT in revenue generation within a large company in the sector. The results indicate that IT plays a fundamental role in sustaining and adapting the declining pre-digital business of newspapers, enabling the development of t= heir new business model. The study contributes to theory by integrating theories= on the use of IT and the transformation of traditional newspapers, and in practice, it serves as a tool for decision-makers.=

Keywords: press media; information technology; digital innovation; new forms of revenue

 

Recebido em 23/09/2024.  Aprovado em 17/04/2025. Avaliado pelo s= istema double blind peer review. Publicado conforme normas da ABNT.

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2029

 

1 INTRODUÇÃO

 

A indústria = da comunicação tem sido extremamente impactada pelos avanços tecnológicos ao l= ongo dos últimos anos, passando por um forte processo de digitalização. Dentre as mídias tradicionais, os jornais foram e continuam sendo um dos meios mais afetados pela transformação digital (TD) em curso nesta indústria (Flavián; Gurrea, 2009; As= sumpção et al., 2019). A circulação diária global dos jornais impressos sofreu uma queda estimada em 14,1% entre 2017 e 2021 (PWC, 2022), e as receitas publicitárias migraram rapidamente para empresas da internet. = Os jornais detinham 21% de participação nessas receitas em 2010 e apenas 5% em 2021 (UNESCO, 2022). No Brasil, tal tendên= cia de queda na circulação tem impactado a viabilidade econômico-financeira dos jornais, levando ao fechamento de 12 veículos de comunicação entre 2021 e 2= 022, sendo sete jornais impressos (COMUNIQUE-SE, 2022). A viabilidade econômica = dos veículos de mídia é fundamental para a manutenção da independência editoria= l, um dos pontos-chave para garantir que a sociedade tenha acesso à informação confiável e de qualidade, gerada por uma imprensa livre e independente (UNE= SCO, 2022).

Os jornais t= êm passado por um processo de TD, utilizando-se de inovação digital para a cri= ação de novos produtos e mudanças em seus modelos tradicionais de negócios, ainda muito baseados em receitas tradicionais de assinaturas e publicidade, em qu= e o uso de TI tem viabilizado formas inovadoras de monetizar o conteúdo produzi= do, permitindo que se mantenham rentáveis e viáveis (Veit et al., 2014).  Para lidar com esse novo cenário de inovações, os jornais têm realizado dois esforços de transformação interna distintos e simultâneos: a adaptação do negócio principal às novas realidad= es de um mercado em declínio e a criação de um novo negócio que se tornará a font= e de crescimento da empresa, compartilhando recursos entre os dois esforços, mas= sem que haja interferência (Gilbert et al., 2012; G= oyanes, 2014).

Para cumprir= esses dois esforços internos de transformação, a TI tem um papel fundamental,  seja por meio da evolução da disponibili= dade e velocidade da internet, do uso da inteligência artificial para interpretaçã= o dos dados comportamentais dos leitores e a identificação de fake news, do uso da computação em nuvem ou do avanço dos dispositivos móveis – todos exe= mplos de uso de TI que favorecem a inovação, tanto  na manutenção das receitas tradicionais = quanto na criação de novas formas de receita. Quando utilizada de forma eficiente,= a TI gera valor para a empresa, seja ele econômico, social ou de negócios (A= lbertin; Albertin, 2021; Perez-Seij= o; Silva-Rodriguez, 2024).

Com o declín= io das formas tradicionais de receita e a migração significativa dos leitores para= o meio digital, os jornais enfrentam o desafio de estabelecer novas fontes de receita nesse ambiente, visando a substituição gradual das receitas tradici= onais como forma de assegurar sua sustentabilidade econômica. No entanto, a literatura ainda não consolidou claramente o papel da TI no processo de transformação dos jornais tradicionais. Com o intuito de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, o objetivo geral deste estudo é identificar o p= apel de TI nas formas de receita dos jornais tradicionais, tendo como pergunta de pesquisa: Qual é o papel de TI nas formas de receita dos jornais tradiciona= is?

Este estudo = se justifica pela importância de se entender melhor o papel de TI e a sua rela= ção com as formas de receita do mundo digital e contribui de forma prática com = os tomadores de decisão nas empresas com negócios pré-digitais. Para a teoria, amplia a base teórica sobre o tema.

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2 REVISÃO DE LI= TERATURA

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Os jornais impressos surgiram da necessidade humana de comunicação e transmissão cultu= ral, sendo impulsionados por revoluções como a Inglesa, a Francesa e a Americana= , ainda nos séculos XVII e XVIII, e chegaram ao Brasil com a instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro, no início do século XIX (Sousa, 2004; Melo, 2= 004). A expansão desses jornais foi catalisada pela industrialização, alfabetização e urbanização, com a publicidade emergindo = como fonte de financiamento, o que facilitou sua  popularização (Miranda, 2007). Contudo, a transformação significativa no setor de mídia ocor= reu nos anos 1990, com a ascensão da internet, levando à adaptação dos jornais = ao formato online (Miranda, 2007). Os jornais online ganharam destaque comerci= al nessa mesma década, oferecendo vantagens como entrega instantânea de informações, interatividade e análise do comportamento dos leitores (Santonen, 2008; Flavián; Gurrea, 2009). A transição para o digital permitiu o uso de ferramentas analíticas para avaliação em tempo real e adaptação do conteúdo (Pinjamaa; Asatiani, 2016).=

 

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2.1 Inovação di= gital e transformação digital

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As organizaç= ões têm utilizado a inovação para desenvolver e implementar novos produtos e serviços, redese= nhar processos e adotar novos modelos de negócio com o uso de novas tecnologias = (Tidd, 2001; Birkinshaw et al., 2011; Hobe; Alas, 2016). Nesse contexto, alguns autores definem a inovação digital como a evolução de uma tecnologia anteri= or ou como o surgimento de uma tecnologia totalmente nova, passível de assimilação pela sociedade e pelas empresas (Albertin; Albertin, 2021). O termo também se relaciona à expres= são “tecnologias digitais”, que diz respeito à combinação de hardware e software para a captura, o processamento, o armazenamento e a transmissão de dados, = com vistas à criação ou modificação de ofertas de mercado, produtos e serviços = digitais, processos ou modelos de negócios resultantes do uso dessas tecnologias (Nambisan et al., 2017; Sa= mbamurthy; Zmud, 2017). A inovação digital, tem sido ainda, utilizada pelas organizações como estratégia de competição (Tidd; Bessant, 2018).

Quanto às estratégias que essas organizações adotam para inovar em seus negócios, Pis= ano (2015) classifica os tipos de inovação em quatro segmentos: a inovação de rotina, que se baseia nas competências tecnológicas atuais da empresa e no = seu modelo de negócio atual; a inovação disruptiva, que impacta em um novo mode= lo de negócio para a empresa, porém, sem necessariamente utilizar um novo mode= lo tecnológico na empresa; a inovação radical, que é o inverso da inovação disruptiva, utilizando um novo modelo tecnológico, porém, sem alterar o mod= elo de negócio da empresa e a inovação arquitetural, que combina tanto as ruptu= ras no modelo de negócios quanto tecnológicas.

A TD é descr= ita na literatura como um processo que visa melhorar uma entidade, desencadeando mudanças significativas em suas propriedades por meio de combinações de tecnologias de informação, computação, comunicação e conectividade, alavanc= ando a tecnologia digital na redefinição da proposta de valor de uma organização= . Ela pode ser entendida também como a aplicação da inovação digital para realizar algo novo, diferente e melhor, gerando valor para a sociedade e para as empresas (Vial, 2019; Wessel et al., 202= 1; Albertin; Albertin, 2021)= .

As teorias de inovação digital e TD apresentadas permitem compreender o quão profundas e importantes são as mudanças que os jornais tradicionais estão implementando, com suas complexidades, oportunidades e ameaças, e tendo no uso de tecnolog= ias de informação uma forma de viabilizar suas fontes de receita, tradicionais e novas. Esse uso de TI e seus benefícios ofertados serão tratados no próximo tópico.

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2.2 Uso de tecn= ologia de informação e seus benefícios

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Para o aproveitamento do poder transformador da tecnologia nesses processos de inovação, as empresas do setor de jornais têm intensificado o seu uso e bus= cado fazê-lo de forma eficiente. Conceituando o tema, o uso da tecnologia da informação é uma aplicação da TI nas atividades operacionais e estratégicas= de uma organização. Essas atividades podem estar separadas em quatro tipos de projetos: sistemas transacionais, responsáveis por automatizar transações; = sistemas informacionais, que fornecem dados para as atividades gerenciais; sistemas = de comunicação, que conectam as partes internas e externas das empresas; e sis= temas de suporte à decisão, que fornecem informações para a tomada de decisão (Prayitno, 2020).  Esse uso de TI reflete a capacidade de uma empresa de explorar as novas tecnolog= ias para criar valor (Kane et al., 2015).

O uso de TI = também pode ser analisado como uma carteira de investimentos, com seus riscos e oportunidades em cada uso, cabendo às empresas distribuírem seus recursos de acordo com o que esperam de retorno e estão dispostas a assumir de riscos (= Weill; Broadlent, 1998). Esses usos e retornos esperad= os podem ser classificados como: Infraestrutura, trazendo mais flexibilidade, produtividade e redução de custos; transacional, impactando em custos e qualidade; informacional, trazendo mais qualidade e inovação; e estratégico, proporcionando a melhoria na competitividade e inovação (Albertin; Albertin, 2016).

Além disso, = a aplicação de TI pode ser avaliada e quantificada com base nos benefícios que ela ofer= ece à empresa: custo, produtividade, flexibilidade, qualidade e inovação. Quanto aos custos, os valores podem ser gerados com uma nova forma de se usar uma quantidade menor de materiais. Em relação à produtividade, o valor gerado p= ode ser identificado em medidas de eficiência na aplicação de recursos da empre= sa. Quanto à flexibilidade, seus valores gerados estão relacionados à habilidad= e de se introduzir ou modificar produtos, por exemplo. Já quanto à qualidade, pode-se identificar os seus valores gerados em medidas de desempenho, confiabilidade e durabilidade, dentre outros. Em relação à inovação, seus principais valores gerados estão relacionados à conquista e proteção da vantagem competitiva e à satisfação dos clientes. Ressalta-se que o aproveitamento destes benefícios é tão importante para as empresas quanto a= sua oferta (Albertin; Albertin= , 2002b). 

As empresas = do setor de jornais estão lidando com esse cenário de inovações e transformações com dois esforços distintos e simultâneos: reposicionar o negócio principal da empresa, adaptando-o às novas realidades do mercado em declínio e criar a nova fonte de crescimento da empresa para o fu= turo com as inovações do novo negócio disruptivo, compartilhando recursos com o negócio principal, mas sem interferir nele (Gilbert et al., 2012; Karimi; Walter, 2015).

Para se lida= r com esses esforços, a TI tem um papel fundamental, seja com a evolução da disponibilidade e velocidade da internet, com o uso da inteligência artific= ial na interpretação dos dados comportamentais dos leitores e na triangulação de f= atos para identificação de fake news (Perez-<= span class=3DSpellE>Seijo; Silva-Rodriguez, 2024; Esteban-Navarro et a= l., 2021), dentre outros usos da IA, além de Big Data, computação em nuvem e co= m o avanço dos dispositivos móveis, que são exemplos de uso de TI nos processos= de inovação, tanto nas receitas tradicionais quanto nas novas receitas (Caputo= et al., 2019; Albertin; A= lbertin, 2021).

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2.3 As formas d= e receita dos jornais

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A estrutura tradicional de receita dos jornais, baseada no modelo de produto duplo, env= olve a criação de conteúdo destinado à comercialização junto aos leitores e, posteriormente, a venda de acesso a essa audiência para potenciais anuncian= tes (Goyanes, 2014; Oechslein,= 2014). As vendas de edições, tanto avulsas, em bancas, quanto por meio de assinatu= ras físicas ou digitais e a publicidade são as principais fontes que historicam= ente sustentaram os jornais tradicionais, mesmo diante do declínio provocado pel= a TD iniciada com a chegada da internet (Flavián; Gurrea, 2009). Apesar da redução observada nessas formas convencionais de receita, elas ainda contribuem significativamente para o total das receitas= dos jornais (Costa, 2014).

Diante do de= clínio contínuo das formas tradicionais de receita dos jornais, iniciativas têm si= do tomadas para desenvolver novas fontes de rentabilidade, especialmente por m= eio de produtos digitais (Santonen, 2008; Veit e= t al., 2014). Nesse contexto, destacam-se estratégias de receita digital com base = na internet, tais como publicidade digital, paywall, signwall, free-trial e freemium (Goyanes= , 2014; Menezes et al., 2017), além da comercialização de conteúdo multimídi= a e patrocinado (Clemons, 2009; Costa, 2014). Os jornais, como negócios eletrônicos, requer= em adaptações estratégicas, como eficiência, complementaridade de conteúdo, aç= ões de aprisionamento e estratégias de marketing digital (= Amit; Zo= tt, 2010; Amor, 2000). Este cenário de redução de receita tradicional e disponibilidade de tecnologias digitais apresenta muitas alternativas de receita.

 

2.4 Proposições= de pesquisa

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Os jornais t= êm buscado fazer uso de TI como meio de viabilizar suas formas tradicionais de receita, visando à sustentação dos negócios e a promoção de inovações de ro= tina em seus processos, baseada nas competências tecnológicas atuais da empresa e dentro do seu modelo de negócio atual. De acordo com essa lógica, formula-s= e a primeira proposição:

P(1): Os tipos de uso de TI em Infraestrutura e Transacional são utilizados com m= aior intensidade nas formas tradicionais de receita dos jornais, caracterizando = um processo de sustentação e inovação de rotina

Já diante da= necessidade de viabilizar novas fontes de receita e de adotar novos modelos de negócios= , os jornais tradicionais buscam utilizar a TI em um processo de inovação arquitetural, que envolve rupturas de modelos de negócios e tecnológica. Com isso, chega-se na segunda proposição:

P(2): Os tipos de Uso de TI Informacional e Estratégico são utilizados com maior intensidade para as novas formas de receita dos jornais, num processo de inovação arquitetural

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3 METODOLOGIA

 

O método escolhido foi o estudo de cas= o. Conforme sugerido por Yin (2015), deve-se considerar o tipo de questão de pesquisa e o controle sobre os eventos comportamentais, o que torna esse mé= todo o mais adequado para essa pesquisa. A abordagem adotada foi uma análise qualitativa exploratória (Creswell, 2010), com = o uso de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas ocorreram no decorrer do mê= s de novembro de 2023, de forma presencial e remota. Os entrevistados foram escolhidos de acordo com o perfil, acessibilidade e experiência em gestão, = além de serem de áreas envolvidas nos processos de TD do jornal, considerando, a= ssim, as categorias e subcategorias definidas.

A empresa deste estudo foi escolhida p= or se tratar de um jornal impresso de grande porte, com relevância no mercado brasileiro, atualmente passando por um processo de TD. A organização perten= ce a um dos maiores grupos de mídia do Brasil e tem como objetivo atuar no ramo editorial e publicitário de revistas, jornais e livros no território nacion= al.

Considerando as complexidades inerente= s à investigação de um estudo de caso, foram utilizadas várias fontes de evidência, as quais permitiram validar os dados por meio da triangulação das informações obtida= s (Yin, 2015). Nesse sentido, a coleta de dados considerou as informações oriundas = de sete entrevistas semiestruturadas, documentos de balanços contábeis dos últ= imos três anos, media kit, além de dados observados nos perfis de mídias sociais e sites da organização.

 Para a análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, composto pelas fases de pré-análise, exploração do material e tratamento e interpret= ação dos resultados (Bardin, 2011). Como apoio nesta etapa, foi utilizado o soft= ware ATLAS.TI, para a contabilização das evidências nas citações. Também com bas= e na literatura, foram identificadas as categorias e subcategorias para apoiar a organização, classificação e indexação (Yin, 2015).

 

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

 

4.1 Tipos de us= o de TI nos jornais

 

Com base nas entrevistas, foram identificados os principais tipos de uso de TI aplicados pelo jornal, classificados de acordo com cada subcategoria. A subcategoria = de infraestrutura foi a mais citada (19 citações), sendo o primeiro exemplo de= uso relacionado ao hardware em geral. Ao questionar os entrevistados (E) sobre = os usos de TI no jornal, várias menções foram feitas aos equipamentos utilizad= os pelos profissionais, como os servidores que atendem aos sistemas internos e= aos sites da empresa (“a infraestrutura é tão importante aqui que acaba tendo uma diretoria apartada”, E1). Isso inclui também os links de dados para= a comunicação entre as unidades físicas, fornecedores, parceiros e clientes, = além da utilização da computação em nuvem, com serviços de hospedagem de servido= res e o processamento de dados nos portais de informações do jornal.

A incorporaç= ão de novas tecnologias, como a mencionada computação em nuvem, tem como objetivo tornar os processos mais produtivos e desenvolver novos produtos, alinhando= -se com a literatura existente sobre inovação digital (Tid= d, 2001; Birkinshaw et al., 2011; Hobe; Alas, 2016).

Na subcatego= ria transacional, com oito menções, foi identificado o uso de TI relacionado à automatização de processos internos, que visam melhorar a eficiência, reduz= ir o tempo e os custos, corroborando com os achados de Prayitno (2020). O uso de sistemas internos também foi citado com frequência pelos entrevistados, ten= do como exemplo o sistema de publicação de conteúdo usado pelos jornalistas (“= tem o sistema interno publicador que envia as notícias produzidas para os nossos produtos. É fundamental par nós", E5). Essas automatizações de processos e evolução dos atuais sistemas internos contribui para a sustenta= ção das operações estão em linha com as estratégias de inovação de rotina (Pisano, 2015).

Quanto aos e= xemplos de uso de TI da subcategoria informacional, com nove menções, dentre elas os tratamentos de dados para tomada de decisão, como informações de produção, compras e vendas (“usamos informações para prospectar clientes, registrar dados históricos deles, forecast e vendas", E4), e o levantamento, tratamento e entrega de dados relacionados ao comportamento dos leitores, dentre outros. Esse tipo de uso de TI relacionado à subcategoria informacio= nal fornece dados para as atividades gerenciais e tomada de decisão, como abord= ado por Prayitno (2020).

A quarta e ú= ltima subcategoria refere-se ao uso estratégico da TI, com 18 menções relacionada= s à criação de novos produtos, sendo que todos os exemplos citados foram de produtos puramente digitais, como o sistema de informações em tempo real, portais especializados e verticalizados de informação e soluções para aplicativos móveis, dentre outros. Outro exemplo identificado do uso estratégico de TI foi para a entrada em novos mercados, como o segmento da educação executiva, com o uso de informações do jornal em cursos (“explo= rar mercados adjacentes para nosso conteúdo e a TI tem ajudado a abrirmos algum= as portas, como a educação executiva”, E6).

A interativi= dade com os leitores também foi citada como exemplo de uso estratégico de TI, considerando que essa é uma nova característica do comportamento dos usuári= os dos serviços do jornal, com interações entre os próprios leitores e entre os leitores e os jornalistas sobre o conteúdo produzido, além do envio de sugestões de pauta. Dentro desta subcategoria também foram citadas as inova= ções que estão ocorrendo, principalmente relacionadas às novas formas de entrega= de conteúdo, customizações e personalizações, visando à satisfação dos usuários finais.

Os tipos identificados de uso estratégico de TI na empresa estão em linha com a literatura apresentada sobre a criação e mudança de ofertas ao mercado (Nambisan et al., 2017), e sobre as estratégias= de inovação arquitetural (PISANO, 2015) e redefinição do escopo de modelos de negócios (Venkatraman, 1991).

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4.2 Formas de receitas dos jornais

 

As principai= s formas de receita do jornal foram identificadas e classificadas conforme as subcategorias previamente definidas. A forma de receita mais citada na subcategoria das receitas tradicionais foi a venda em bancas (19 menções). = Já a segunda forma de receita identificada refere-se as assinaturas, pelas quais= os leitores pagam um determinado valor mensal ou anual e recebem a versão impr= essa no destino combinado, dentro dos grandes centros (“assinatura do impresso que nós ainda temos, pois, muita gente gosta de ler, pegar e folhear o jorn= al", E4). As assinaturas também estão disponíveis para a versão digital do jorna= l, permitindo que o leitor acesse o conteúdo no portal de notícias da empresa.=

Ainda na subcategoria das receitas tradicionais, foi identificada a venda de arquivo= s presentes na base de dados da empresa, permitindo a comercialização de matérias avuls= as específicas para uma finalidades determinadas, como a republicação de conte= údos por uma editora em livros didáticos, ou a venda de uma edição completa do jornal de uma determinada data. A venda de arquivos está alinhada com a literatura existente de comercialização das bases de dados dos jornais (Santonen, 2008).

A quarta e ú= ltima forma tradicional de receita identificada também é uma das mais antigas: a publicidade. Esta é comercializada tanto para divulgação de anúncios na ver= são impressa quanto na versão digital. A publicidade foi citada pelos entrevist= ados como uma forma de receita ainda muito significativa para o jornal (“a publicidade ainda é o fator principal de receita", E1), alinhando-= se com a literatura existente sobre a venda de espaços publicitários para o alcance à massa de leitores do jornal (Goyanes,= 2014; Oechs= lein, 2014).

As formas de receitas tradicionais do jornal ainda possuem uma parcela importante da rec= eita total da empresa, mesmo com o declínio dos últimos anos, o que ainda contri= bui para a sustentabilidade do aspecto econômico das empresas jornalísticas, co= mo discutido por Flavián e Gurrea (2009) e Costa (2014).

A subcategor= ia das novas formas de receita da empresa foi a mais ampla nas entrevistas, com 25= menções, demonstrada pela diversidade de formas identificadas. Dentre essas novas formas, a venda do sistema de informações em tempo real se destacou por ter sido citada por quase todos os entrevistados (“o jornal tem lançado novas plataformas digitais, como o sistema tempo real", E7). Essa modali= dade trata de um sistema, o qual possui informações para um público específico q= ue necessita ter acesso ao conteúdo de forma imediata. Os eventos virtuais tam= bém foram identificados como uma nova fonte de receita. As receitas desses even= tos provêm da venda de ingressos aos participantes e das cotas de patrocínio. E= ssas duas novas formas de receita - a venda do sistema de informações em tempo r= eal e os eventos virtuais - estão alinhadas com a literatura sobre iniciativas = dos jornais de monetizarem seu conteúdo por meio de produtos puramente digitais= (Santonen, 2008; Veit et al., 2014).

Uma outra no= va forma de receita identificada com as entrevistas foi o modelo freemium, em que o usuário tem acesso gratuito a uma pequena parte do conteúdo e é incentivado= a pagar para acessar uma versão mais completa. A comercialização de conteúdo mais fracionado também foi observada na venda de conteúdo personalizado, onde o leitor define os temas de maior interesse e recebe um conteúdo filtrado, em= um modelo conhecido como clipping. Tais formas de receita alinham-se ao discut= ido por Goyanes (2014) quanto aos esforços dos jornais na busca por receitas no ambiente digital.

Ainda nesta subcategoria de novas receitas, foi identificado o licenciamento de conteúdo como um modelo mais recente, no qual a empresa comercializa a possibilidade= de seus clientes republicarem um determinado conteúdo, como notícias em seus próprios sites ou cotações em sistemas internos. O licenciamento de conteúdo adotado pelo jornal está em linha com a literatura que discute a experiment= ação de novas possibilidades de negócios na era digital.

As parcerias= de conteúdo e educacionais também foram identificadas como novas formas de receita, nas quais o jornal disponibiliza um determinado conteúdo para os parceiros que o utilizam em seus portais e cursos. O jornal também contribu= i na divulgação, valendo-se da credibilidade de sua marca para atrair os alunos,= sendo a receita auferida é rateada com o jornal.

Essas novas = formas de receita identificadas estão em conformidade com a literatura que trata d= as alternativas que as empresas deste setor estão buscando para se rentabiliza= rem (Clemons, 2009; Costa, 2014).

Também foi perguntado aos entrevistados sobre a atual proporção entre receitas tradicionais e novas receitas nos resultados financeiros do jornal e todos foram categóricos em afirmar que as novas receitas já superam as receitas tradicionais.       =

 

4.3 Demais achados

 

Concluindo as análises das entrevistas, um tema recorrente entre os entrevistados sobre a contribuição da TI foi a inteligência artificial (IA), citada tanto pelas oportunidades -  como a possibilida= de de novas entregas de conteúdo ao leitor (“todos os negócios da empresa vão acabar utilizando a IA para poder entregar o melhor conteúdo para o leitor<= /i>”, E7), quanto pelos riscos que ela também pode trazer, como a não rentabiliza= ção do jornal pelo uso de seu conteúdo (“vai depender de como a IA vai ser regulada quanto à remuneração dos jornais pelo uso de seu conteúdo”, E6= ). Essas discussões sobre a inteligência artificial devem continuar, e seus conceito= s, oportunidades, riscos e regulação ainda serão amadurecidos.

Complementan= do as análises de dados, por meio da análise documental dos balanços contábeis disponibilizados ao mercado pela empresa controladora do jornal, nota-se qu= e os esforços podem estar surtindo bons efeitos em seus resultados financeiros, = com um crescimento importante de 19% na receita líquida entre 2022 e 2020. Além disso, nota-se um controle da dívida bruta, que reduziu 59% entre 2022 e 20= 20. Vale ressaltar que a empresa saiu de um prejuízo contábil em 2020 (-R$56mi) para um lucro em 2021 (+R$17mi), aumentando o lucro em 2022 (+R$43mi).

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4.4 Avaliação das proposições e modelo final

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Com a identi= ficação dos principais tipos de uso de TI aplicados no jornal e de suas relações co= m as receitas tradicionais e novas receitas, foi possível avaliar e responder às duas proposições apresentadas anteriormente no modelo de pesquisa.

P1: Os tipos= de Uso de TI em Infraestrutura e Transacional são utilizados com maior intensidade para as formas tradicionais de receita dos jornais, em um processo de sustentação e inovação de rotina.

Como identif= icado na pesquisa, um dos esforços do jornal está relacionado ao uso de TI para mant= er viáveis as suas formas tradicionais de receita e sustentar o seu negócio pré-digital. Para alcançar esses objetivos, o jornal = tem buscado automatizar seus processos, implementar sistemas internos e otimiza= r o uso de seus equipamentos (hardware), que são exemplos da estratégia de inov= ação de rotina, baseada nas competências tecnológicas atuais da empresa, no seu modelo de negócio atual, como argumentado por Pisano (2015).

Com essa apl= icação mais intensa dos tipos de uso de TI infraestrutura e transacional para as receitas tradicionais da empresa, confirma-se a P1. Os outros dois tipos de= uso de TI relacionados na literatura, o informacional e o estratégico (Weil; Broadlent, 1998), também tiveram identificadas as suas relações com as receitas tradicionais, porém, em menor intensidade. =

Retomando a = P2: Os tipos de Uso de TI Informacional e Estratégico são utilizados com maior intensidade para as novas formas de receita dos jornais, em um processo de inovação arquitetural.

Para avaliar= e responder a P2, com base no que foi identificado na pesquisa, evidencia-se o segundo esforço do jornal em viabilizar as novas formas de receita e buscar novos modelos de negócios. Para alcançar esses objetivos, o jornal tem busc= ado aplicar uma estratégia de inovação arquitetural, que envolve as rupturas dos modelos atuais de negócios e de tecnologia, como argumentado por Pisano (20= 15).

Ainda consid= erando essa aplicação mais intensa dos tipos de uso de TI informacional e estratégico p= ara as novas receitas da empresa, confirma-se a P2. Os outros dois tipos de uso= de TI relacionados na literatura, a infraestrutura e o transacional (Weil; Broadlent, 1998), também tiveram identificadas as suas relações com as novas receitas, porém, em menor intensidade.

Por fim, ten= do a pesquisa identificado os tipos de uso de TI e as formas de receitas, obtém-= se o modelo resultante apresentado abaixo na Figura 1. O modelo traz os principa= is tipos de usos de TI em infraestrutura e transacional sendo utilizados com m= aior intensidade para a sustentação das receitas tradicionais, numa estratégia de inovação de rotina, e os principais tipos de usos de TI informacional e estratégico sendo utilizados com maior intensidade para o desenvolvimento d= as novas formas de receitas, numa estratégia de inovação arquitetural.<= /p>

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Figura 1 - Modelo resultante de pesquisa=

 

= Fonte: elaborado pelo autor

 

5 CONCLUSÃO

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O estudo teve como objetivo principal identificar o papel da TI nas formas de receita dos jorn= ais. Os resultados destacam que a TI desempenha um papel crucial na sustentação e adaptação dos negócios tradicionais de jornais diante da atual realidade de declínio no mercado. Além disso, a TI é fundamental para viabilizar inovaçõ= es nos novos modelos disruptivos de negócios, que representam o futuro crescim= ento do setor. O estudo revela que a TI contribui para o aumento da produtividade nas atividades operacionais, garantindo a rentabilidade e sustentabilidade = da empresa como um todo. Embora não tenha avaliado o impacto exato da TI nos resultados financeiros, destaca-se a importância da tecnologia diante da diversidade de novas formas de receitas digitais. Recomenda-se direcionar recursos e investimentos da empresa para os tipos de uso informacional e estratégico de TI, que estão fortemente associados às novas formas de recei= ta mais rentáveis. A pesquisa também enfatiza a necessidade de manter investimentos na capacidade da empresa em sustentação e inovação digital, considerando o processo em curso de migração dos negócios pré-digitais para= os novos modelos de negócios. Além disso, ressalta-se que o uso da TI para cri= ar produtos digitais personalizados fortalece a competitividade da empresa, diferenciando seus serviços, explorando novos mercados e contribuindo para a criação de valor, fortalecimento da marca e satisfação dos leitores. O estu= do sugere a intensificação do uso de TI, incluindo a consideração da inteligên= cia artificial, durante esse processo de transformação e reconfiguração do mode= lo de negócio dos jornais.

Este estudo contr= ibui para compreender o papel da TI nos negócios, destacando sua relação com a sustentabilidade e competitividade das organizações no contexto digital. Pa= ra a prática, fornece insights cruciais para os tomadores de decisão em empresas envolvidas em processos de TD, orientando a alocação eficiente de recursos e investimentos em TI entre negócios tradicionais e inovadores. Ta= mbém contribui teoricamente, ampliando a base teórica sobre o uso de TI, seus benefícios e estratégias de inovação digital, enquanto explora o processo contínuo de transformação nas formas de receita dos jornais tradicionais. <= o:p>

As limitações des= te estudo incluem sua natureza como um estudo de caso único no Brasil, impedin= do generalizações apesar da relevância da empresa no setor. Destaca-se também a falta de acesso a informações detalhadas sobre valores e proporções das receitas e investimentos da empresa. Como sugestões para pesquisas futuras, recomenda-se a ampliação do estudo para outros jornais de diferentes portes= e países, permitindo comparações e uma visão mais abrangente do papel da TI. Também é sugerido o aprofundamento na análise do impacto do impacto da inteligência artificial nos modelos de negócios jornalísticos, tanto tradicionais quanto inovadores.

 

 

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O papel da Tecnologia de Informação nas formas de receita dos jornais tradicionais

Tarcísio José Beceveli Júnior; Alberto Luiz Al= bertin

IS= SN 2237-4558  •<= /span>  Navus    Florianópolis    SC    v. 16 • p. 01-7jan./dez. 2025

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                  =                                                                           <= /span>       

 

ISSN 2237-4558    Navus    Florianópolis   SC=     v.9  •=   n.2    p. XX-XX  •  abr./jun. 2019

 

 

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